Etapas da criação: preparação, incubação, iluminação e verificação

A criação de conteúdo ( anúncio publicitário, mídias sociais ou outros) é um dos principais desafios dos profissionais que atuam na Criação Publicitária. Não se deve perder de vista que todo conteúdo  deve ser criado para resolver um problema mercadológico da marca/cliente.

Nas mídias sociais, por exemplo, não basta apenas falar sobre o produto ou serviço. É preciso falar de uma forma única, envolvente, cativante…. Se não for assim, não se desperta a atenção, interesse, desejo e ação [compra ou positividade em relação à marca]. Quem contrata o serviço de um gestor de mídias espera que tudo seja dito de forma criativa e que gere engajamento.

Adaptei a técnica de Roberto Barreto (2006) para criação de conteúdo para as mídias sociais. As etapas são simples e eficazes. Sem mistério! Vamos conhecer as etapas de preparação, incubação, iluminação e verificação.

1- Preparação

O primeiro estágio é a identificação do PÚBLICO e do PROBLEMA. Parece ser óbvio, não é?  Mas pouquíssimos gestores de mídias sabem, exatamente, qual o público da marca e o tipo de problema que deve ser resolvido. Por isso, é importante que se pegue um bloco de texto coloque: “Quem é meu público?” e “Qual o problema a ser resolvido?”

Gosto da frase do John Dewey que diz “um problema bem definido já está 50% resolvido”.  A criação para mídias digitais existe não só para divulgar para um público, mas também para resolver um problema comunicacional ou mercadológico da marca.

Agora que os públicos e problemas estão identificados,  você deve buscar informações. Busque várias informações em diversas fontes. Comece com textos/ imagens sobre a área de atuação da marca, consulte banco de imagens e o Pinterest, busque fontes em outras línguas, consulte anúncios publicitários antigos, confira materiais dos concorrentes, veja vídeos… Enfim “alimente” seu cérebro com ideias.

2-Incubação

Bom, depois de tanto se informar, ler e consumir conteúdo diversificado, relaxe um pouco!  Segundo alguns psicólogos, o processo da incubação se desenvolve mais no plano do inconsciente ou na faixa do pré-consciente.  A mente humana tem a fantástica capacidade de ficar trabalhando ininterruptamente, mesmo que não queiramos, mesmo que não tivermos nem aí para o problema. No momento da incubação, o problema deve deliberadamente apagado da mente. Procure fazer outras atividades. Vá dar uma volta, leia um portal de notícias, assista vídeo no YouTube, enfim, esqueça o problema!

3- Iluminação

Quando você voltar ao problema, surgirão várias respostas inesperadas e pertinentes para a solução daquilo a que você se propôs. É o chamado “insight”, ou seja, “compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados”. Embora apareça de repente, aparentemente sem esforço físico nem grande esforço mental, a iluminação é, na verdade, o resultado de um período de preparação eficaz. Liste todas as ideias que surgirem, não risque nenhuma nesse momento. Selecione três ideias principais, verifique se elas são satisfatórias e comece a lapidar os textos e imagens encontradas.

4- Verificação

A última fase é testar se as ideias são realmente viáveis. Apresente o material elaborado para algumas pessoas, faça um pré-teste… Veja se as reações são favoráveis e pergunte o que elas acham da proposta. Na criação para mídias digitais a verificação efetiva dos resultados será feita quando for publicada. O engajamento dos públicos é o melhor termômetro se seu conteúdo é eficaz ou não.

 É isso. Espero que essas etapas ajudem você a criar um conteúdo diferenciado para as mídias sociais da sua organização/ marca.

Referência

BARRETO, Roberto Mena. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus, 2006.

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