Recebi hoje, dia 05, em Brasília (DF), o Prêmio Celso Furtado Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, uma iniciativa do Centro Celso Furtado e do Ministério da Integração Nacional. O objetivo do prêmio, que está na quarta edição, é incentivar a elaboração e execução de planos que levem em conta potencialidades e realidades locais.
A quarta edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional teve mais de 400 trabalhos inscritos em seis categorias: produção de conhecimento acadêmico; práticas exitosas de produção e gestão institucional; projetos inovadores para implantação no território; Amazônia – tecnologia e Inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA); Centro-Oeste – desenvolvimento para a faixa de fronteira; e Nordeste – inovação e sustentabilidade.
A minha Tese ‘ONGs Transnacionais e os Sentidos de Sustentabilidade Amazônica: imaginário, discurso e poder‘ conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Amazônia – Tecnologia e Inovações para o PRDA (Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia)’.
Milton Santos
A quarta edição do prêmio homenageou o geógrafo Milton Santos, intelectual negro que ultrapassou fronteiras nacionais, tendo sido reconhecido em diversos países, ao defender um conhecimento interdisciplinar e útil à superação das desigualdades. É de Milton Santos o conceito de território como espaço produzido por relações sociais, bem como a ideia da globalização como um processo em disputa, o qual pode resultar em fábula ou perversidade.
Jonas da Silva Gomes Junior | http://www.jonasjr.com