As Relações Públicas, enquanto disciplina acadêmica e prática profissional, têm como objeto as organizações ( órgão público, empresa/marca, ONG) e seus stakeholders (públicos). A área trabalha administrando os relacionamentos, utilizando estratégias, técnicas e programas de comunicação de acordo com diferentes ambientes. De acordo com a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), a profissão pode ser conceituada como a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição, pública ou privada, e seus grupos de interesse.
A área pode contribuir para que um órgão público, empresa/marca, ONG ou pessoa física tenha o “reconhecimento”, que é a propriedade de ser distinta e ter uma identidade própria, sendo o resultado pleno da comunicação. Ao trabalhar questões sobre a imagem/ identidade da organização as Relações Públicas auxiliam na construção de uma reputação positiva. A Reputação é o resultado de um trabalho contínuo que se obtém a partir das atitudes e ações de relacionamento efetivamente colocadas em prática.
Mas afinal o que faz um profissional de relações públicas? Tomando como base as diretrizes do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), que estabeleceu as funções privativas e as atividades específicas do profissional de Relações Públicas (Resolução 43/2002) e o livreto “Relações Públicas para iniciantes” de Cleuza Cesca, listamos abaixo mais de 30 atividades que o profissional de RP pode desenvolver para Órgãos públicos, empresas/marcas, ONGs ou pessoa físicas (políticos, esportistas, personalidades e outras..).
PESQUISA
- Acompanhar assuntos de interesse público afetos ao órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Realizar escutas sociais nas mídias sociais para descobrir citações relevantes sobre o órgão público, empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Realizar pesquisas de opinião, de imagem, de clima e de perfil organizacional;
- Implantar, realizar, coordenar, dirigir, acompanhar e avaliar auditoria e pesquisa de opinião; auditoria e pesquisa de imagem; auditoria e pesquisa de clima organizacional; auditoria e pesquisa de perfil organizacional;
- Coordenar e planejar pesquisas de opinião pública para fins institucionais;
- Analisar os resultados obtidos com as pesquisas e proferir diagnóstico;
- Detectar situações que possam afetar a imagem do órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física e realizar prognósticos.
PLANEJAMENTO
- Elaborar Planejamento Estratégico de Comunicação do Órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Elaborar Planos de Ações Específicos para Comunicação Interna ou Externa;
- Planejar ações e campanhas institucionais para fortalecer a imagem do órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Fazer planejamento de programas para Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica ou Comunicação Interna;
- Contribuir na estruturação de programas diversificados que envolvam Marketing e Branding;
- Fazer os mais diversos planos, programas e projetos de Comunicação;
EXECUÇÃO DE AÇÕES (CONTROLE/ AVALIAÇÃO/COORDENAÇÃO)
- Criar e gerenciar programas de relacionamentos estratégicos com stakeholders;
- Produzir conteúdos informativos para os diferentes públicos (stakeholders) do órgão público, empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Elaborar produtos audiovisuais e vídeo institucional;
- Produzir diversos conteúdos e monitorar as mídias sociais;
- Supervisionar conteúdo do site, mídias sociais e outros canais;
- Organizar e dirigir cerimonial de eventos;
- Realizar atendimento de demandas de públicos (stakeholders) específicos;
- Desenvolver estratégias e conceitos de comunicação institucional por meios audiovisuais, eletrônicos e de informática, Internet e Intranet;
- Definir conceitos e linhas de comunicação de caráter institucional para roteiros e produção de vídeos e filmes;
- Redigir correspondências, mensagens e discursos ligados ao órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Produzir jornal mural, quadro de avisos boletim, jornal, newsletter e revista do órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Produzir relatório público anual, relatório social e livro de empresa;
- Criar folheto, folder, panfleto/flyer/ volante institucionais;
- Elaborar conteúdos de propagandas institucionais para as mais diferentes mídias;
- Redigir press-release, sugestões de pauta e teaser em campanhas fases institucionais;
- Produzir manual de integração para funcionários;
- Implantar caixa de sugestões física e eletrônica;
- Sistematizar concursos institucionais e outras ações semelhantes;
- Organizar todo tipo de evento (conceber, criar, planejar, implantar e avaliar eventos e encontros institucionais que tenham caráter informativo para construir e manter imagem);
- Fazer o relacionamento com a mídia e assessoria de imprensa;
- Organizar entrevistas/coletivas e contatos com a direção da empresa/Órgão público, Empresa/marca, ONG, Pessoa Física;
- Montar e supervisionar programas de Media Training;
- Fazer clipagem de notícias;
- Criar estratégias para prevenção/ administração de crises de imagem;
- Organizar a memória do órgão público, empresa/marca ou ONG (guardar sua história para as futuras gerações);
- Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos desenvolvidos;
- Representar como porta-voz o órgão público, Empresa/marca, ONG, Pessoa Física;
- Ser ombudsman/ouvidor;
- Organizar e dirigir visitas, exposições e mostras que sejam do interesse do Órgão público, Empresa/marca, ONG, Pessoa Física.
- Gerenciar a comunicação interna e externa de forma integrada;
- Implantar/supervisionar/coordenar/controlar sistema de atendimento ao consumidor (SAC);
- Implantar/ Supervisionar/ coordenar/controlar ações de Responsabilidade Social/ Ambiental;
ASSESSORAMENTO
- Prestar assessoria e consultoria;
- Sugerir políticas de relações públicas para o órgão público, Empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
- Propor atitudes ou mudança de atitudes no tratamento com os públicos e em relação à opinião pública;
- Indicar diversas estratégias de comunicação institucional, comunicação interna ou comunicação mercadológica;
- Recomendar administração de ações de comunicação em situação de crise e de emergência;
- Apoiar as ações de marketing com base nas atividades de comunicação dirigida;
- Mapear e definir os públicos estratégicos do órgão público, empresa/marca, ONG, Pessoa Física e caracterizar a segmentação feita de acordo com as técnicas de Relações Públicas;
- Recomendar a padronização da identidade visual do órgão público, empresa/marca, ONG ou Pessoa Física;
A lista apresentada não encerra as possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas. Espero que você possa ter, agora, uma ideia mais clara do que esse profissional pode fazer.