Ao analisar o mercado atual, observa-se um mundo amplamente dinâmico, tudo acontece com muita rapidez, a tecnologia, a propagação da informação, a oscilação da economia, a política, a concorrência e o mercado vivem em constantes mutações. Com uma linguagem fácil e simples, Plínio Monteiro aborda vários aspectos fundamentais sobre o Marketing no livro Gestão de Marketing. É uma excelente leitura para entrar em contato pela primeira vez com o universo do marketing. É possível entender questões básicas e importantes sobre a área.
Ao final da obra, por exemplo, o leitor vai entender que o marketing é muito mais que propaganda, vendas e lucro e que a disciplina exerce papel central na sua vida, gerando benefícios não somente para clientes e empresas, mas também para toda a sociedade. O autor destaca o papel estratégico do marketing: “assume postura estratégica, direcionada por uma boa análise de cenário e pela definição de metas, objetivos e ações práticas. Mais ainda, veremos que, a fim de pensar na estratégia e conseguir criar valor para os clientes e a sociedade, o profissional de marketing vai precisar de muitas informações sobre o mercado, os concorrentes e as tendências”.