Etapas da Gestão de Comunicações de Marketing

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Para que a comunicação da empresa atinja os objetivos estabelecidos, é preciso que a empresa adote uma Gestão das ações de Comunicação de Marketing, cuja tarefa essencial, segundo Urdan e Urdan (2006), é definir a combinação mais eficaz e eficiente de atividades, mensagens e mídias que direcionem para os objetivos propostos.

A gestão de comunicações de marketing compreende em 9 etapas, segundo Urdan e Urdan (2006), conforme relacionamos abaixo:

Etapa 1 – Determinar o problema ou a oportunidade

Determinação do problema ou oportunidade: é resultado da análise do ambiente da empresa e mostra que tipo de ação de marketing a empresa precisa em determinada situação.

Etapa 2 – Definir os objetivos

A partir do problema ou oportunidade a ser trabalhado, a empresa precisa definir os objetivos a serem alcançados, o que se pretende cumprir com a comunicação proposta: ressaltar diferenciais competitivos, melhores preços, tradição da marca e qualidade. Enfim, é, neste item, que muito do direcionamento criativo deve ser pautado.

Etapa 3 – Caracterizar a audiência

Caracterização da audiência-alvo: é importante, nesta etapa, definir quem é o público para o qual a mensagem precisa ser transmitida. Muitas vezes, a mensagem não é dirigida ao comprador, mas sim, a quem o influencia, como no caso de crianças.

Etapa 4 –  Selecionar o composto promocional

Seleção do composto promocional: para alcançar os objetivos definidos, é importante analisar as ferramentas promocionais que mais se adequam ao público-alvo da comunicação, como propaganda, marketing direto, venda pessoal, promoção de vendas ou relações públicas.

Etapa 5 – Elaborar as mensagens

Elaboração da mensagem: definida as ferramentas de comunicação, é preciso estabelecer a mensagem, aquilo que a empresa deseja informar ao consumidor.

Etapa 6 – Definir os meios

Definição dos meios: após definida a mensagem, a empresa precisa assentar o meio como ela chegará ao público-alvo, como mídia impressa (jornais, revistas etc.), mídia eletrônica (televisão, rádio, internet).

Etapa 7 – Determinar o orçamento

Determinação do orçamento: para que os objetivos sejam atingidos, é preciso que o orçamento disponível seja definido, afim de que a empresa possa guiar suas ações.

Etapa 8 – Implementar a estratégia

Implementação da estratégia: é a fase na qual os itens, anteriormente, planejados serão colocados em prática.

Etapa 9 – Controlar os resultados

Controle de resultados: é importante que a empresa faça uma análise geral da comunicação, a fim de destacar pontos fortes e possíveis falhas, que possam auxiliar em ações futuras, além de fornecer dados de alcance da comunicação feita.

Por fim, vale destacar que a gestão promocional deve ser feita com base no conhecimento do comportamento do consumidor da empresa, a fim de que seja dirigida às necessidades, desejos e expectativas desse consumidor, visando resultados positivos para ambas as partes.

Referências

URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

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