Os diferentes tipos de Merchandising

De acordo com Sant’Anna, Rocha Junior e Garcia (2017), o conceito de merchandising pode ser apresentado a partir de diferentes prismas. O merchandising na indústria aponta para um processo de gestão do processo produtivo, fazendo que o produto esteja no ponto de venda no momento certo e com todas as características exigidas pelo consumidor.

Pexels/Dids

Já o merchandising promocional está ligado às ações que se realizam no ponto de venda com o intuito de ampliar a venda por meio da melhor exposição do produto. É preparar a mercadoria para que seja apresentada ao consumidor da melhor maneira possível para que ela esteja adequada às necessidades dele.

“No Brasil, há um fenômeno também chamado simplesmente de merchandising, que é a utilização simulada de produtos ou serviços por atores, principalmente em filmes ou novelas. Nesse setor, liderado pela Rede Globo, as emissoras de televisão constituíram departamentos de merchandising que vendem espaços em suas novelas e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos como parte dos hábitos e costumes dos personagens ou apresentadores” (SANT’ANA, ROCHA JR E GARCIA, 2017, p. 36).

Há também outra ação que faz uso do termo merchandising, agora como merchandising social. Ela acontece quando uma novela promove uma atividade social, como a doação de órgãos ou a necessidade de tomar vacina, ou até mesmo respeitar os mais velhos, mas isso dentro do contexto da história e com o uso dos atores como personagens.

Merchandising na indústria

  Merchandising é o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a planificação necessária para que se possa efetuar – com rendimento ideal – o marketing. É, até certo ponto, uma previsão de consumo do produto do ponto de vista de sua aceitação: tamanho, durabilidade, facilidade de manejo, aparência, forma, cheiro, sabor, embalagem, peso, estilo, cor etc. Daí se determinam, depois, o coeficiente de custo de produção versus preço de venda, quantidades a serem produzidas etc.

A função do merchandising é orientar a indústria, ajudando-a a produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial. Merchandising seria, portanto, a preparação de mercadorias para torná-la adequada à necessidade do consumidor e ao seu caminhar pelos canais de distribuição. É o estudo do produto em si, A palavra certa é a chave para entender bem o que é merchandising. A mercadoria CERTA na quantidade CERTA no momento CERTO no lugar CERTO pelo preço CERTO com apresentação CERTA (SANT’ANNA, ROCHA JUNIOR e GARCIA, 2017).

Referência

SANT’ANNA, Armando.; ROCHA JUNIOR, Ismael Rocha.; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s