8 áreas de atuação do gestor de Marketing Digital

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O Marketing Digital está em crescimento no Brasil, por isso há muitas áreas de atuação e oportunidades emergentes no mercado. É importante ressaltar que as áreas profissionais evidenciadas, aqui, estão em constante transformação, assim como tudo que faz parte do universo digital.

As principais áreas profissionais que fazem parte do Marketing Digital são: Mídias Sociais, CRM ( Customer Relationship Management), Performanc,  SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics e Análise de Dados), Design Digital, Conteúdo Digital, Atendimento em plataformas digitais, Consultoria e Inbound Marketing. A seguir, vamos explicar rapidamente sobre as áreas citadas:

1- Mídias Sociais

Área de atuação que trata da gestão de plataformas, como facebook, Instagram, You Tube, Twitter, Pinterest e muitas outras.

2- CRM

Essa sigla refere-se ao termo Customer Relationship Management, que significa “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. É uma área que atua com o registro de informações do cliente, desde o início da trajetória do cliente potencial até depois de se tornar cliente.

3- Performance

Esta é uma área que atua na parte de vendas online ou mídia online paga, ou seja, é o profissional de performance que trabalha com anúncios no Google, Facebook Ads e outras redes sociais com recursos pagos, assim como na compra de outras mídias online, como espaços em portais, sites especializados e outras oportunidades de mídia digital que envolve investimento.

4- SEO

Em português a sigla SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca. O profissional dessa área precisa, além do conhecimento em marketing e conteúdo, também, de conhecimentos técnicos que envolvem linguagens de programação.

5- Web Analytics / Análise de dados

São áreas que fazem a leitura e o acompanhamento diário dos dados que são gerados e coletados das plataformas digitais. São profissionais que fazem análises desses dados para indicar problemas, soluções e avaliar se o que está sendo feito, no ambiente digital, está ou não gerando resultados para a empresa. Assim a área de SEO exige que o profissional, também, tenha conhecimentos em análise de dados, estatística e algumas linguagens de programação, como SQL.

5- Design digital

Este é o profissional que atua na área de criação de peças e materiais para ambientes digitais. Quando o profissional de Design conhece a dinâmica das plataformas digitais, ele compreende que o comportamento digital das pessoas exige recursos específicos no Design, assim como podemos haver limitações para determinados materiais.

6- Conteúdo Digital

Área dedicada à produção de diversos tipos de conteúdo digital, independente do formato. O conteúdo é importantíssimo para o marketing digital.

7- Atendimento em plataformas digitais

O profissional de atendimento ao cliente, também, pode, por meio dos conhecimentos em Marketing Digital, especializar-se em ambiente online. São as pessoas que vão trabalhar atendendo o consumidor nas redes sociais, nos chats dos sites ou aplicativos.

8- Consultoria

 É o caso dos profissionais que utilizam seus conhecimentos para ajudar as empresas. É uma forma de empreender no Marketing Digital.

9- Inbound Marketing

É a área que utiliza o Marketing Digital para atrair clientes de forma orgânica, ou seja, sem envolver investimento em campanhas de publicidade digital.

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