MORE: uma ferramenta útil e prática para fazer referências no padrão ABNT

Mecanismo On-line para Referências (MORE) é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que produz automaticamente referências no formato da NBR 6023/2018¹ para quinze (15) tipos de documentos, utilizando formulários próprios em um menu principal.

Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais recorrentes no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico (home-page e e-mail).

O MORE automatiza alguns procedimentos simples, tais como a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação. Não tem mais como errar nas Referências do seu Trabalho de Conclusão de Curso ou Artigo. 🙂

Muito fácil de utilizar, recomendo o MORE!

Acesse aqui o MORE. 

Notas

1. A NBR 6023/2018 é a Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualmente em vigor. Essa norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências, fixando a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
2. O mecanismo foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Deixe um comentário