Pesquisa aponta as principais tendências científicas das Relações Públicas no Intercom Jr

Divulgação Intercom

Nos últimos anos, a área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional têm passado  por  um  processo  de  consolidação  acadêmica  e  científica  avançada,  tendo  sido acompanhada por um emergente contexto de mudanças. A sociedade tem sido diretamente influenciada pelo fenômeno da globalização econômica, da revolução da tecnologia da informação e comunicação, destacadamente as redes sociais, e a emergência das questões ambientais e da sustentabilidade. É nesse contexto de mudanças que a pesquisa de PIBIC “Mapeamento das tendências da iniciação científica em Relações Públicas no Brasil”, desenvolvida pela estudante Beatriz Emanuelle da Silva Farias e orientada por mim, está inserida.

Quais são os principais objetos de estudo das investigações apresentadas no Intercom Jr? Quais as linhas temáticas das pesquisas de iniciação científica em Relações Públicas? Que tipos de métodos e técnicas têm sido utilizados na iniciação científica em Relações Públicas? Qual a origem institucional dos estudantes/pesquisadores que mais submetem trabalhos nesse espaço acadêmico? Esses questionamentos foram respondidos por meio da análise de 131 trabalhos publicados entre 2014 a 2019 na Divisão Temática (DT) Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Intercom Júnior, espaço integrado ao Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Os procedimentos metodológicos foram divididos em pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, mapeamento, análise de conteúdo e categorizações.

Confira a síntese dos resultados da pesquisa apresentada no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (2020) clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s