Livro “Introdução à Teoria das Relações Públicas” de Gisela Gonçalves (PDF)


O livro Introdução à Teoria das Relações Públicas foi escrito pela profa. Dra. Gisela Gonçalves, da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo como objetivo contribuir para o estudo epistemológico das relações públicas através da apresentação das suas teorias mais representativas. A pesquisadora demonstra como a fundamentação sistêmico-funcionalista dos estudos em relações públicas, de origem norte-americana, deu origem ao paradigma ainda hoje dominante: a teoria da simetria/excelência das relações públicas.

Ao comparar-se o corpus teórico das relações públicas com outras disciplinas das ciências da comunicação, rapidamente se constata que, enquanto campo científico, as relações públicas ainda estão na sua infância.

Profa. Gisela Gonçalves

Além de apresentar os quatro modelos de relações públicas, a pesquisadora destaca o chamado “paradigma de Bernays”. A autora enfatiza as relações públicas excelentes, evidenciando o papel do profissional de RP.  Em seguida, disserta sobre as principais tensões teóricas que desafiam a hegemonia das RPs, especialmente vinculadas, por um lado, pelas correntes críticas que apontam para uma visão negativa do papel das relações públicas na construção da opinião pública e, por outro, pelas teorias que questionam o seu lugar na sociedade contemporânea.

Confira o livro Introdução à Teoria das Relações Públicas, clicando nesse link.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s