Como fazer uma boa Pesquisa Bibliográfica? (4 etapas)

A pesquisa bibliográfica é uma atividade que faz parte de todo processo de investigação científica, sendo considerada “um conjunto de procedimentos que visa identificar informações bibliográficas, selecionar os documentos pertinentes ao tema estudado e proceder à respectiva anotação ou fichamento das referências e dos dados dos documentos para que sejam posteriormente utilizados na redação de um trabalho acadêmico” (STUMPF, 2010, p.51).  

Pixabay

A pesquisa bibliográfica permite a identificação, seleção, localização e obtenção de documentos de interesse para a realização da pesquisa científica, destacadamente na elaboração da Revisão de Literatura1, ou seja, o reconhecimento do que já foi estudado, pesquisado sobre determinado assunto. De acordo com a profa. Dra. Ida Stumpf (2010), a revisão da literatura acompanha o trabalho acadêmico desde a sua concepção até sua conclusão: da identificação do problema e objetivos do estudo, passando por sua fundamentação teórica e conceitual, pela escolha da metodologia e da análise dos dados, a consulta à literatura pertinente se faz necessária.  

A pesquisa bibliográfica, além da revisão de literatura, possibilita encontrar instrumentos de pesquisa, procedimentos e amostragens possíveis para alcançar a solução do problema proposto. Através da leitura de pesquisas relacionadas ao seu assunto de interesse, você poderá encontrar alguns instrumentos já prontos, podendo utilizá–los ou adaptá–los a suas necessidades, sem precisar criar novos.

A seguir apresentamos 4 etapas para realização da pesquisa bibliográfica:

1- Planejando a busca (palavras-chave)

Para realização desta etapa, o ideal é que você já tenha escolhido um tema e objeto de estudo, pois precisará definir as palavras– chave (termos) com base nesses itens. Nesse sentido, é aconselhável fazer um esquema provisório, destacando tema, subtemas, objeto e assuntos relacionados a fim de identificar palavras-chave com maior potencial na busca.

Elabore várias palavras-chave diferentes, atentando para o significado e precisão dos termos, além disso, utilize sinônimos, termos mais gerais ou mais específicos relacionados ao tema/objeto. Esta fase do trabalho não deve ser desconsiderada, pois os termos de busca possibilitarão encontrar vários textos de trabalhos teóricos quanto de outros estudos e pesquisas relacionados. Lembre-se: uma boa estratégia de busca perpassa pelas palavras-chave adequadas, pois os sistemas de buscam por meio das palavras-chave.

2- Consultando as fontes

Em seguida, você deve realizar a consulta nas principais fontes para fazer um levantamento bibliográfico, identificando artigos, teses, dissertações, livros e outros materiais que servirão de suporte ao estudo pretendido. Para a consulta é preciso estabelecer uma estratégia de busca em diferentes fontes, utilizando as palavras – chaves definidas na etapa anterior. Recomendo começar pelas seguintes fontes:

O resultado da busca será uma lista extensa com vários trabalhos representativos para sua investigação. Recomenda-se relacionar todos os materiais considerados interessantes e posteriormente filtrar a partir da leitura flutuante dos trabalhos (leia o resumo, introdução/considerações e diferentes trechos). Uma parte significativa dos materiais relacionados será descartada após essa etapa.

3- Leitura e transcrição de dados           

Com os documentos selecionados, deve-se começar a fazer as leituras estabelecendo uma prioridade com base no potencial de cada trabalho. Para cada leitura, deve-se registrar a referência do trabalho lido (autor, ano, páginas iniciais e finais), sendo que para os documentos acessados via internet, deve-se registrar o site e a data em que o acesso foi feito. Os resultados das leituras deverão ser registrados em anotações em editor de texto.

É aconselhável, ainda, fazer comentários, anotações e apontamentos que possam reforçar, justificar, contrapor ou ilustrar as idéias e os posicionamentos que se quer apresentar. Ao final de cada leitura, você deve redigir um resumo e colocar uma opinião pessoal sobre a importância do trabalho lido. Isso será muito útil no momento de redação do texto. Caso queira reproduzir as palavras do autor para utilizá–las futuramente no seu texto, lembre-se de transcrever entre aspas e anotar a página de onde foram retiradas.

4- Redação do texto

Após a leitura do material disponível, você estará pronto para escrever. Comece organizando uma sequência de idéias lógicas (um esquema parecido com um sumário), fazendo uma relação de tópicos que são importantes para o texto, depois detalhe cada ponto. Esquematize esses tópicos, estabelecendo uma hierarquia ( Ex: 1., 1.1.,1.2,1.3…) e coerência lógica.

Dessa forma você vai ter uma estrutura do que escrever. Esse “esqueleto” vai te ajudar a manter o foco no que é realmente importante escrever. O esquema deve ter começo, meio e fim, podendo ser reordenado a depender da orientação ou mudanças da pesquisa.

É importante lembrar que quando utilizar as ideias de algum autor, deve citar seu nome e a data do trabalho onde encontrou a ideia. Se utilizar as palavras de um autor porque elas se encaixam exatamente no seu texto, deve colocá-las entre aspas, citar o nome do autor, o ano do trabalho e a página de onde foram copiadas. Em ambos os casos, deve conferir se inclui a referência ao trabalho no final do texto.

Espero ter ajudado. Desejo uma boa pesquisa!


1 Há uma certa confusão com os termos marco teórico, referencial teórico e revisão de literatura. Apesar de estarem muito inter-relacionados, é possível fazer uma sutil distinção: marco teórico (são os conceitos chave, as ‘muletas’, com os quais você vai trabalhar), referencial teórico (corpo teórico em si, caracterizado pelo diálogo entre os autores), revisão de literatura (o que o autores já escreveram sobre determinada área).

Referência

STUMPF, Ida Regina. Pesquisa Bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s