Mensagens-chave na Comunicação: aplicação e exemplos

As mensagens-chave são afirmações curtas e sintéticas derivadas dos princípios estratégicos da organização (missão, visão, valores, filosofia), contribuindo para criar uma imagem favorável junto a seus públicos estratégicos. As referidas mensagens são definidas durante o Planejamento de Comunicação, devendo ser resumidas, claras, relevantes, consistentes e concisas.  

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Quando utilizar as mensagens-chave? As mensagens-chave são preparadas para serem inseridas indiretamente e precisarão estar “subliminarmente” presentes em todos os materiais da Comunicação. As mensagens devem ser enfatizadas de forma contínua e permanente nas ações da Empresa , podendo, por exemplo, ser utilizadas em veículos dirigidos, discursos, campanhas institucionais, entrevistas individuais ou coletivas.  

As mensagens deverão estar descritas no Plano de Comunicação Social. A seguir apresentamos algumas mensagens-chave descritas por Cahen (2012) no livro Comunicação Empresarial:

1- Somos bons cidadãos 

“Nos preocupamos com o bem-estar do país, das comunidades e dos indivíduos. Isto, em termos sociais, econômicos, culturais, educacionais, de saúde e de bem-estar físico. Também nos preocupamos com o meio ambiente”

2- Nossos produtos e serviços são excelentes

“Achamos até que são melhores do que aqueles da grande maioria de nossos concorrentes – apesar de respeitá-los, pois nos ajudam a manter-nos sempre atentos e inovadores, e também porque somos firmes defensores da livre iniciativa. Nossos produtos e serviços são os melhores que o dinheiro pode adquirir, pois estamos constantemente aperfeiçoando-os e sempre estamos “um passo à frente”.

3- Temos profundo respeito por nossos clientes

“Nossos clientes são nossa única razão de existir. Sem eles não teríamos para quem vender produtos e serviços e não existiríamos como empresa. Por isso, fazemos tudo aquilo que podemos para satisfazer nossos clientes” 

4- Temos profundo respeito por nossos acionistas

“Fazemos tudo o que está a nosso alcance para retribuir a confiança que eles depositaram em nós – investindo seu dinheiro em nossas ações e confiando-nos a administração da empresa”

5- Somos uma empresa bem administrada

“Nossa administração é moderna, dinâmica e tão eficaz quanto possível. Detestamos desperdícios e ostentação de riqueza. No entanto, isso não quer dizer que somos mesquinhos. Aplicamos nossos recursos de maneira judiciosa e não aventuresca, embora não nos recusemos a assumir riscos razoáveis como o objetivo de melhorar nossos negócios e, assim, melhor remunerar nossos acionistas, bem como manter-nos em crescimento”

6- Temos tradição

“Existimos há “X” anos, participando do desenvolvimento econômico do país e das comunidades onde atuamos. Em nossa história, demos e damos milhares de empregos, diretos e indiretos, e os impostos que pagamos também fazem parte do desenvolvimento do qual participamos”

7- Somos altamente éticos

“Administramos a empresa de forma extremamente ética. Respeitamos os melhores princípios de práticas comerciais e administrativas e punimos com rigor indivíduos ou grupos que deixarem de observar nosso Código de Ética, claramente expresso em Política escrita. Também aplicamos esta filosofia no que tange às leis dos país, seus costumes, Moral e cultura”

8- Somos bons clientes

“Somos rigorosos na escolha de nossos fornecedores de bens e serviços, porém, uma vez que assumimos um compromisso, cumprimos nossa parte com o mesmo rigor que exigimos”

9- Somos bons patrões

“Pagamos a nossos funcionários os melhores salários que podemos e oferecemos a eles benefícios compatíveis com suas necessidades. Também damos a cada um todas as chances para que se desenvolvam, profissional e pessoalmente”

10- É bom trabalhar em nossa empresa

“Quando admitimos um novo funcionário, damos a ele tudo o que mencionamos no item anterior. Assim, seu futuro dependerá exclusivamente de seu próprio esforço”

Referência

CAHEN, Roger. Comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. 15 ed. Rio de Janeiro: Editora BestSeller, 2012.

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