Opinião sobre o livro Persuasão na Publicidade: 33 técnicas psicológicas de convencer

Na postagem de hoje vamos comentar aspectos do livro Persuasão na publicidade: 33 técnicas psicológicas de convencer1, escrito por Marc Andrews (psicólogo e diretor de arte), Van Leeuwen (Pesquisador) e Van Baaren ( Pesquisador). O livro tem um estilo catálogo, possuindo uma linguagem bem fácil, coloquial e compreensível. É possível escolher uma técnica no sumário e ler sem nenhum prejuízo ao entendimento do livro.

Capa do livro

Apesar dos autores serem docentes e pesquisadores, a abordagem do livro não é acadêmica, ou seja, não possui uma linguagem científica, citações diretas/indiretas ou referências. A abordagem é centrada em uma perspectiva pragmática, explicando cada técnica em um modo prático.

Os autores explicam nas primeiras páginas do livro sobre três tipos de necessidades: Sistêmicas, Sociais e do Eu. A referida classificação, pelo que se pode perceber, é baseada na Pirâmide de Maslow. Posteriormente, cada uma das 33 técnicas abordadas no livro é classificada pelos autores como tendo uma ou mais necessidades humanas. Além disso, os autores avaliam cada técnica nos itens: eficácia, fator X e facilidade de implementação. Apesar dessa avaliação ser interessante, não concordei plenamente com as avaliações de algumas técnicas.

De modo geral, os autores expõem uma visão clara das técnicas de influência social usadas na Publicidade, enriquecida com muitos exemplos e ilustrações dos próprios autores. Os exemplos selecionados, na maioria dos casos, demonstram o emprego das técnicas e possibilitam uma compreensão prática de como alguns conceitos psicológicos são aplicados na Publicidade. É possível compreender como as técnicas influenciam o consumidor no nível inconsciente.  

É interessante que ao ler o livro você começa a lembrar de campanhas ou ações de marketing do dia a dia. O livro traz em alguns momentos uma visão bem instrucional, mostrando truques, dicas e possíveis aplicabilidades. Para quem já atua na área da Publicidade e Marketing, certamente deve conhecer a maioria das técnicas apresentados no livro. A maioria das técnicas apresentadas é constantemente utilizada pelas agências brasileiras.

Todos nós somos consumidores de determinados produtos/ marcas e, por isso, o livro é bem interessante para conhecer quais técnicas são utilizadas para nos persuadir a consumir. A leitura serve como um guia de curiosidades para quem não atua diretamente nas áreas de Publicidade e Marketing. No seu dia a dia, você irá observar um anúncio e dizer: – A estratégia de persuasão desse anúncio é baseada na técnica tal! É isso que o livro vai possibilitar ;).

Alguns aspectos que não são tão favoráveis no livro: algumas técnicas possuem pouco ou nenhum exemplo atual; alguns exemplos de anúncios são clássicos e antigos; a base na perspectiva psicológica também é utilizada no livro, mas é bem superficial; algumas técnicas são mais bem detalhadas que outras, possuindo mais exemplos e anúncios, detalhes mais aprofundados. Os anúncios estão em inglês, sendo necessário traduzir em alguns casos.

Recomendo a leitura do livro! O livro é interessante e desvela várias técnicas de persuasão da Publicidade.

1 Versão traduzida do livro “Hidden Persuasion: 33 psychological influence techniques in advertising”.

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