De acordo com Corrêa (2006), um dos maiores problemas enfrentados pelas agências de Comunicação é conseguir receber um briefing completo por parte dos clientes. Uma boa campanha de propaganda, promoção ou relações públicas está diretamente ligada a qualidade do briefing recebido. Sant’Anna (2002, p. 106) explica que o Briefing pode ser caracterizado como “as informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos”.
Sampaio (1999, p. 261) completa essa afirmativa ao destacar que o Briefing é “a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo do Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo”. Ainda, o autor completa dizendo que é uma fase completa de estudos, e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente.
Nota-se a importância de um bom Briefing, uma vez nele estão contidas as informações/ dados que irão orientar a agência na elaboração de um trabalho (peça, campanha ou outras demandas). O ideal é que o Briefing apresente informações úteis sobre diversos aspectos: Empresa, Produto/serviço, Comunicação, Características do Mercado, Consumidor, Análise da Distribuição, Preços, Concorrência, Pesquisas, Objetivos de Mercado e Comunicação, Indicações de Verba e Mídia.
A seguir disponibilizamos alguns roteiros que podem ser utilizados tanto para fins acadêmicos ou profissionais. Os modelos servem apenas como referência, sendo necessário fazer as adaptações ao roteiro de briefing, conforme o perfil do cliente, da agência e o contexto mercadológico.
Roteiros para baixar:
Referências usadas no texto
CORRÊA, Roberto. O Atendimento na Agência de Comunicação. São Paulo: Editora Global, 2006.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. São Paulo: Editora Campos, 1999.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 1998.