Livro “Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas” de Sandro Munakata da Silva (PDF)

Quais teorias da comunicação subsidiam os estudos de relações públicas? O livro “Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas”, elaborado pelo profissional de Relações Públicas Sandro Takeshi Munakata da Silva, tem o propósito de responder esse questionamento.  A publicação é derivada da dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

O autor Sandro Silva analisou em detalhes os textos produzidos pelos autores brasileiros de relações públicas tendo em vista a identificação de qual teoria da comunicação se encontra predominante em seu trabalho. De acordo com o autor, a partir da análise, “ficou evidente que a maioria desses autores tem uma orientação funcionalista, já que pretendem explicar o que é relações públicas, o que faz, e quais são as melhores formas de promover a sua prática e assim, elaborar aperfeiçoamentos”.

O livro está estruturado em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo intitulado “Panorama das teorias da comunicação” o autor faz uma breve apresentação das diversas teorias da comunicação existentes, com seus objetivos, conceitos e principais autores referenciados por cada paradigma teórico.

O segundo capítulo, por sua vez, objetiva demonstrar as principais contribuições teóricas da área de relações públicas. Inicia-se pelo trabalho de James E. Grunig, um dos principais teóricos internacionais, e depois o trabalho foca-se nas principais contribuições brasileiras. O terceiro capítulo “Aproximações dos estudos teóricos de relações públicas das teorias da comunicação” desvenda as aproximações teóricas de RP com as teorias da comunicação.

No capítulo “Indicação de novas aplicações teóricas aos estudos de relações públicas”, além de tecer suas considerações finais, o autor indica as teorias que não foram suficientemente trabalhadas, para que assim se possam ser promovidos novos estudos que contribuam efetivamente com a área de relações públicas.

Clique aqui para baixar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s