8 tipos de pesquisas que comunicadores utilizam nas organizações

As ações de Comunicação precisam ser feitas de modo assertivo tomando como base dados concretos e não “achismos”. A pesquisa é uma atividade fundamental na gestão da comunicação nas organizações (empresas, órgãos públicos e ONGs), visto que proporciona as informações necessárias para planejar as ações e cumprir o importante papel de avaliar a eficácia.

A pesquisa aumenta as chances de sucesso de um programa de comunicação, pois possibilita o estudo do comportamento dos stakeholders, reconhecendo as necessidades, desejos, anseios, expectativas e opiniões. A pesquisa permite saber como pensam e agem os públicos, sendo isso determinante para elaboração das estratégias comunicacionais.

Além disso, as pesquisas permitem avaliar até que ponto as ações desenvolvidas estão obtendo êxito, apontando oportunidades de melhoria no processo. Os resultados das pesquisas ajudam na elaboração de planos, projetos e programas especiais de comunicação, além de auxiliar na tomada de decisões mais seguras e coerentes, levando em conta o ambiente e as realidades em que estão inseridas.  

Existem diversos tipos de pesquisas que podem ser aplicadas para subsidiar as ações de Comunicação e Relações Públicas. Abaixo comentamos alguns tipos:  

1- Pesquisa de Opinião Pública

A pesquisa de opinião possui diversas aplicações, podendo ser utilizada com os diversos públicos de interesse de uma organização. Tem como propósito conhecer a opinião desses públicos e aspectos relacionados ao relacionamento organização-públicos. Expectativas, necessidades e desejos dos públicos também poderão ser identificados a partir desse tipo de pesquisa.  Os resultados da pesquisa de opinião ajuízam o nível da informação recebida dos públicos de uma organização, as suas reações diante das medidas por ele adotadas e a hierarquia dos desejos e anseios das pessoas relativos à empresa ou a algum setor específico (FORTES, 2003, p. 104)

2- Pesquisa Institucional

A pesquisa institucional, por sua vez, tem a intenção de conhecer a organização como um todo, envolvendo a estrutura organizacional, políticas de recursos humanos, comunicação administrativa, aspectos de infraestrutura e outros. Tem-se o propósito de construir um diagnóstico institucional capaz de subsidiar a elaboração de planos, projetos e programas de Relações Públicas. Essa pesquisa permite um estudo abrangente e uma visão conjuntural da organização.  A pesquisa objetiva levantar todos os processos administrativos, a performance da empresa e verificar suas condições internas, visando principalmente construir um diagnóstico descritivo das deficiências e necessidades existentes.

3- Auditoria de Imagem

Como a organização é vista e percebida? Essa é principal pergunta que a Auditoria de Imagem busca responder, por isso essa auditoria avalia a imagem corporativa da organização como um todo. Deve-se avaliar a imagem em suas diversas facetas: a imagem midiática, imagem funcional, imagem proposital, imagem interna e reputação. Essas diferentes perspectivas apontam para o valor simbólico que a organização possui. Esse tipo de auditoria pressupõe junção de várias técnicas para que os resultados sejam satisfatórios.

4- Auditoria de Opinião

A Auditoria de Opinião é um levantamento feito juntamente com públicos-líderes. Sua finalidade é avaliar a opinião de pessoas altamente qualificadas sobre questões relacionadas à organização. Geralmente, são feitas entrevistas com profundidade para saber o que os entrevistados pensam sobre determinados aspectos.  Tem como objetivos: analisar e compreender profundamente questões associadas à imagem, reputação, percepções, relacionamentos e realidades da organização. Conhecer e Descrever as relações da empresa com os “multiplicadores” das informações .

5- Auditoria Ambiental

Esse tipo de auditoria é um monitoramento ambiental da organização. O objetivo central é conhecer o cenário (macro ambiente) em que a organização está inserida, nesta pesquisa são examinados os fatores sociais, políticos e econômicos presentes que podem influenciar tanto no desempenho comercial quanto no relacionamento da mesma com seus públicos de interesse. Examinam-se as relações da organização com o seu ambiente social. Com isso, é possível pesquisar, examinar e avaliar as tendências socioeconômicas presentes no ambiente organizacional. Identificação de fatores externos ou variáveis sobre a organização, avaliar o nível das relações com o ambiente.  

6- Auditoria de Mídia

Baseia-se no Clipping de imprensa (impresso ou eletrônico), buscando mensurar não só o “quanto”, mas “como” a empresa ocupa os espaços nos meios de comunicação de massa. Deve-se garimpar tudo que é publicado e divulgado a respeito da organização, compreendendo leitura de jornais, revistas e Internet. Deve ser construído um resumo descritivo acompanhado por tabelas e gráficos.  Exemplo de classificação: Formas de Presença na Mídia; Temática de Cobertura; Classificação por veículo; Espaços Privilegiados; Tipo de Enfoque

7- Pesquisa de Clima

Tem como objetivo avaliar o ambiente de trabalho de um modo geral, conhecer a percepção e o nível de satisfação dos empregados em relação às políticas internas, externas, às lideranças e às formas de comunicação da empresa. Para Fortes (2003, p. 101) os dados obtidos por meio desta pesquisa “garantem uma verdadeira diagnose do ambiente de trabalho e, a partir dela, a empresa enfrenta os conflitos detectados corrigindo as questões contraproducentes”

8- Análise da Concorrência

É um processo comparativo e sistemático, que permite o confronto das “performances” das empresas em várias categorias, visando não apenas posicionar-se frente à concorrência, mas também descobrir quais os nichos que podem ser explorados como diferenciais.

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