Atividades na Assessoria de Imprensa e o relacionamento com a mídia [check-list]

Quais atividades podem ser desenvolvidas na assessoria de imprensa? Quais as ações geralmente desenvolvidas na assessoria e relacionamento com a mídia?  Buscando contribuir nas respostas para esses questionamentos, compartilho uma sugestão de check-list de atividades da assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia.  

Esse check-list foi elaborado com base no livro Assessoria de imprensa: teoria e prática (Elisa Ferraretto e Luiz Ferraretto)1. O roteiro é flexível e pode ser adaptado a realidade da assessoria de comunicação, as demandas da assessoria de imprensa e o contexto do assessorado. As atividades estão divididas em diárias, semanais e mensais. Confira:

ATIVIDADES DIÁRIAS 

  • Verificar a agenda do dia do assessorado;
  • Conferir o e-mail, identificando a existência de mensagens que requeiram ações de comunicação (solicitações pendentes dos veículos de comunicação, por exemplo);
  • Ler os portais de notícia, jornais, revistas e publicações dirigidas;
  • Escutar programa de notícias (rádio) e assistir ao noticiário (TV);
  • Navegar em sites de informação da área de interesse específica do assessorado;
  • Verificar se as notícias divulgadas no dia podem gerar informações para o assessorado;
  • Verificar se as notícias divulgadas no dia podem gerar:  pauta, release, nota oficial, artigo, comunicado; entrevistas ou coletiva;
  • Conferir se existem notícias de interesse para o assessorado (se essas notícias podem subsidiar decisões);
  • Produção de material informativo para diferentes canais de comunicação (internos ou externos); 
  • Elaboração de notícias para intranet/ internet;
  • Cobertura de pauta para jornal interno; 

ATIVIDADES SEMANAIS

  •  Verificar agenda da semana do assessorado;
  •  Identificar quais pautas podem ser realizadas para os diversos veículos;
  •  Analisar se o assessorado poderá ser fonte de alguma matéria pautada pela imprensa;
  •  Examinar quais assuntos relacionados ao assessorado podem render entrevistas em rádio ou televisão;
  •  Averiguar quais assuntos relacionados ao assessorado podem render notas especiais para colunistas;
  • Checar quais as prioridades em termos de comunicação interna e externa;
  •  Estabelecer um cronograma com as novas atividades que serão postas em execução;
  •  Agendar reuniões com o assessorado para discussão, definição de pauta elaboração de matérias e avaliação de resultados;

ATIVIDADES MENSAIS

  • Verificar a necessidade de atualização da lista de contatos com a imprensa;
  •  Checar o calendário de evento e as datas comemorativas no próximo mês;
  •  Analisar até que ponto os objetivos propostos foram alcançados;
  •  Definir os objetivos para o próximo mês;
  •  Atualizar o cronograma básico mensal.

1 FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

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