Projetos sociais: roteiro detalhado para elaboração

Com base nas diversas experiências em ONGs, o professor Jonas Gomes (meu xará 🙂 ) desenvolveu um roteiro prático contendo as principais partes de um projeto social. Trata-se do melhor roteiro que encontrei para elaboração de projetos sociais, podendo ser aplicado na Comunicação ou em qualquer área. O roteiro é um excelente passo a passo para desenvolver o projeto social na sua comunidade:

1- Título: qual o nosso projeto?

Deve ser claro, motivador, criativo e refletir em poucas palavras a essência do projeto, a fim de provocar um impacto positivo no avaliador ou em qualquer pessoa que tiver acesso a ele. Pode ser uma palavra – chave, um anagrama ou até um slogan, desde que não ultrapasse uma linha. Exemplo: Projeto Pescar.

2- Resumo ou sumário executivo: o que pretendemos fazer e alcançar?

Deve levar ao patrocinador à compreensão geral da proposta. Pode-se inserir o objetivo geral, a metodologia, os principais resultados esperados (exemplo: número de pessoas beneficiadas), a contrapartida  e o recurso solicitado do patrocinador. Há resumos que se limitam ao objetivo, metas, número de beneficiados e ao investimento geral do projeto.

3- Apresentação institucional: quem somos e nosso propósito?

Deve conter o nome da organização, seu CNPJ, endereço, e-mail, site, histórico, missão, visão, valores, áreas de atuação, os seus administradores, premiações e principais projetos/resultados alcançados. Se tiver um site com um vídeo institucional será muito melhor.

4- Análise de contexto: onde estamos e o porquê do projeto?

Explorar o uso de estatísticas atualizadas, apresentando os aspectos geográficos, sociais, econômicos, os problemas e os potenciais da comunidade ou região, onde o projeto irá ser implantado. Informar a importância ou a relevância da alternativa de intervenção do projeto social para eliminar ou reduzir os problemas citados.

5- Objetivos e metas: aonde queremos chegar?

Deve informar o objetivo geral (alvo), os objetivos específicos (quando for o caso) e as metas (quantificação do alvo) do projeto. Sugestão: trace poucos objetivos e metas, a partir da identificação das causas dos problemas. Um excelente projeto atua nas causas, sendo que objetivo e metas são meios de reduzi–las ou saná–las.

6- Público – alvo: quem são os beneficiados?

Apresentar com mais detalhes o perfil do público–alvo do projeto, suas características e a quantidade dos que serão direta e/ou indiretamente beneficiados pelo empreendimento. 

7- Metodologia: como alcançaremos o objetivo e as meta?

Descrever como os objetivos e metas serão alcançados, ou seja, o caminho escolhido, as principais etapas, métodos, ferramentas, técnicas e estratégias pensadas. Informar também como será feita comunicação do projeto

8- Equipe: quem é a nossa equipe?

 Apresentar os cargos necessários e/ou membros da equipe, sua experiência, função, vinculo e tempo dedicado ao projeto. Há organizações que possuem um banco de currículos de seus recursos humanos.

9- Cronograma: quais as atividades?

Apresentar as atividades em uma seqüência lógica de tempo. Recomenda-se um cronograma por meta estabelecida.

10- Sistema de avaliação e monitoramento: Como controlar?

Informar os métodos de coletas de dados para acompanhar o projeto. Aqui sugerimos a criação de uma matriz com os indicadores, os responsáveis por coletar os dados, a freqüência da coleta, o período de avaliação e monitoramento das atividades do projeto

11- Orçamento: quanto custa?

Fazer a previsão de todos os custos do projeto, incluindo as contrapartidas e os recursos a serem solicitados do patrocinador.

Antes de elaborar o projeto social, recomendo ler o post sobre os cuidados na elaboração da proposta. Um projeto social, quando elaborado de forma adequada, tem grandes chances de ser financiado por diversas instituições.

Se você tem interesse em elaborar propostas de projetos sociais, recomendo a aquisição do Compêndio para a elaboração de Projetos Sociais: casos nacionais e internacionais de sucesso do colega Jonas Gomes da Silva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s