Curso de Relações Públicas lança campanha “O que RP pode fazer por você”

Em comemoração ao Dia Nacional das Relações Públicas (2 de dezembro), o Curso de RP da UFAM, em parceria com o Conselho Regional da 6ª Região, lançou a campanha “O que RP pode fazer por você” durante o 22o Encontro de Relações Públicas.  A campanha foi coordenada pelos professores doutores Jonas Gomes Jr e Israel Rocha e contou com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFAM por meio do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE).

Divulgação do evento

Além de ressaltar a importância da profissão de Relações Públicas (RP) na atualidade, a campanha “O que RP pode fazer por você” teve como objetivo divulgar as atividades que um profissional da área desempenha, tomando como base uma abordagem criativa e inovadora peças. Com duração de dez dias, a campanha movimentou as redes sociais do curso por meio de postagens e o sorteio de cinco canecas personalizadas.  Mais de 200 usuários participaram do sorteio, inclusive uma das ganhadoras é do estado do Rio Grande do Sul. 

O alcance social da campanha permitiu a disseminação das atividades, ações e a essência da atividade de Relações Públicas, mas também serviu para desenvolver um sentimento de pertencimento nos alunos do curso, visto que mostrou também para o esse público um pouco mais sobre a profissão. Buscou-se fazer as relações públicas da própria área, fortalecendo a imagem da profissão mediante a sociedade e comunidade acadêmica.

Além de sensibilizar os públicos estratégicos para que pudessem conhecer as áreas de atuação das Relações Públicas e suas atividades específicas, foi possível destacar a nota 5 obtida pelo Curso de Relações Públicas da UFAM. De acordo com prof. Jonas Gomes Jr, “o profissional de Relações Públicas (RP) é muito versátil e pode atender as diversas demandas de comunicação e marketing de qualquer empresa. O DNA do RP é a gestão de relacionamentos e, para isso, ele utiliza  várias estratégias, técnicas e veículos (on e off-line) para que a relação entre a empresa e seus públicos (internos e externos) seja sempre positiva”. 

A campanha foi composta por peças impressas e digitais, tendo sido desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Design Gráfico: Alexandra Gabrielly Rocha, Beatriz Nunes, Luisa Fonseca, Samara Alves e Thiago Martins. Os alunos envolvidos conseguiram aprender na prática sobre o processo de elaboração de uma campanha, desde a concepção até a produção das peças. A avaliação da campanha foi muito positiva, pois permitiu alcançar os objetivos inicialmente propostos. 

Mais sobre o Dia Nacional de Relações Públicas

O primeiro Departamento de Relações Públicas criado no Brasil surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à “Light” (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP), à época. A direção daquele departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

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