Estudo revela estratégias discursivas em anúncio ambiental da Moto Honda

Foto: William Costa/Portal Amazônia)

A pesquisa realizada por Victória Martins no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC-UFAM) teve como finalidade principal apresentar algumas estratégias discursivas utilizadas pela empresa Moto Honda da Amazônia no anúncio de jornal publicado no Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 05 de junho de 2017).  Para a realização do estudo, foram utilizados os aspectos conceituais da Análise do Discurso Francesa (ADF). O principal resultado da análise aponta que a peça possui estratégias persuasivas, intencionalidades econômicas, sustentáveis e institucionais. 

O anúncio da empresa Moto Honda da Amazônia demonstra que se trata de propaganda institucional verde (ecopropaganda) elaborada claramente para reforçar uma imagem sustentavelmente correta. O discurso é marcado por sentidos discursivos que deixam transparecer intenções de auto-valorização, orgulho, contribuição social e econômica.

Fonte: HONDA. 05 de junho, dia mundial do meio ambiente.
Em Tempo, Amazonas, 05, jun. 2017. Caderno País, p. A3.

O caminho da análise discursiva possibilitou questionar os sentidos estabelecidos em diferentes formas, seja verbal ou não verbal, percebidos no anúncio selecionado. Por meio da Análise do Discurso, foi possível descobrir pistas que puderam levar à interpretação dos significados, desvendar algumas marcas estruturais e ideológicas dos textos.

Confira o artigo que detalha a pesquisa: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/iniciacom/article/view/2987/pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s