Reflexão sobre as perspectivas da Comunicação Organizacional: instrumental, cultural, humana e estratégica

Pixabay

A comunicação faz parte da natureza das organizações, pois são formadas por pessoas que se comunicam entre si. Sem comunicação as organizações não existiriam. A organização é um fenômeno comunicacional contínuo. O fato de as organizações serem compostas por pessoas que possuem diversas visões de mundo, diferentes universos cognitivos e as mais diversas culturas implica por si só a complexidade que é pensar a comunicação nas organizações.

O processo comunicativo que se desenvolve no âmbito organizacional é condicionado por uma série de fatores. Existem os contextos sociais, políticos, econômicos, pelas culturas, pelas visões de mundo dos integrantes. Trata-se de trabalhar a comunicação não de um ponto de vista meramente linear, mas de considerar, sobretudo, a complexidade do fenômeno comunicacional. É preciso superar a visão meramente mecanicista da comunicação em direção a uma visão mais interpretativa e crítica.

Nesse cenário, a Comunicação tem sido considerada em quatro dimensões/ perspectivas: Instrumental, Cultural, Humana e Estratégica (ICHE):

Na Dimensão Instrumental a comunicação é vista como transmissão de informações. Trata-se de uma dimensão meramente técnica, sendo a mais predominante na visão e formação profissional dos comunicadores. Nesse contexto, os elementos clássicos da comunicação (emissor, receptor, canal, mensagem e feedback) são vistos como primordiais. Tenta-se eliminar os ruídos no processo por meio de técnicas comunicacionais, buscando uma comunicação de mão única. O foco está na produção de veículos de comunicação, divulgação de notícias e atua na esfera operacional, destacando as técnicas de produção e criação de informações.

A Dimensão Cultural , por sua vez, reflete as interações entre os membros marcada por valores, artefatos e pressupostos. A Comunicação Organizacional, assim, está relacionada a cultura que surge nas interações dos membros do contexto sociocultural da sociedade. O reconhecimento dos diversos aspectos culturais servirá de base para fundamentar as práticas comunicacionais no âmbito organizacional. É preciso considerar a cultura organizacional como parte do planejamento, das ações de comunicação e dos processos de gestão participativa. 

É preciso pensar a comunicação organizacional também na Dimensão Humana, que corresponde a naturalização do ato comunicativo e sua complexidade. Apesar de ser uma perspectiva pouco considerada nos estudos de Relações Públicas, deve-se destacar a importância da comunicação interpessoal no desenvolvimento organizacional. Os membros interagem de diversas formas, sendo essa interligação fundamental para interpretar as necessidades e atividades da organização. A comunicação interpessoal é base da cultura organizacional e está presente em todas as áreas da comunicação, qual seja Comunicação Administrativa, Mercadológica, Interna e Institucional.

A Dimensão Estratégica, por sua vez, é aquela na qual a comunicação é considerada um fator estratégico de resultados, o qual agrega valor à organização e aos negócios. As organizações necessitam planejar, administrar e pensar estrategicamente a comunicação. Não se pode centrar apenas em atividades técnicas e operacionais, deve-se pensar estrategicamente levando em conta o contexto ambiental, diagnóstico da situação, planejamento de ações, execução e controle e avaliação sistematizados.  Pensando na gestão da comunicação, deverá auxiliar a organização a alcançar seus objetivos, sendo necessária a leitura das oportunidades e ameaças, bem como a detecção das fraquezas pontos fortes.

Existe a necessidade de se pensar a comunicação nas organizações sob uma perspectiva mais interpretativa do que instrumental. As organizações não podem ter a ilusão de que todos os seus atos comunicativos causam efeito positivo desejado. É preciso levar em conta a complexidade comunicacional, os contextos, aspectos relacionais, os determinantes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s