Planejamento: entendendo melhor os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade

Pixabay

Dentre os princípios fundamentais do Planejamento, destacam-se os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade. A Eficiência está relacionada ao modo de realização dos processos, levando em conta os melhores meios, métodos e recursos. A eficiência é alcançada quando o processo é bem executado. Já a eficácia diz respeito ao alcance dos resultados esperados, ou seja, os objetivos e metas traçados são alcançados. Por fim, a efetividade está atrelada aos impactos gerados no ambiente e as consequências futuras da ação.

A Comunicação em uma Empresa, órgão público ou ONG deve ser feita de modo eficiente, utilizando os melhores métodos e recursos, sem perder de vista os resultados globais da organização (eficácia). Ademais, é fundamental que o impacto das atividades seja positivo e capaz de alterar a realidade organizacional. Nota-se que a eficiência, eficácia e efetividade necessitam de Planejamento, pois sem essa prática as atividades serão feitas com métodos obsoletos e os resultados não serão alcançados na sua plenitude. As ações só serão positivas se houver planejamento.

Alguns exemplos para você entender melhor esses conceitos:

Exemplo pessoal: Pediram para você realizar uma atividade em casa (lavar a louça, por exemplo). Se você deixa a torneira ligada o tempo todo, usa muito detergente (desperdício), estava lavando e de repente um copo de vidro cai no chão 😦 . Duas horas depois de começar, termina de lavar a louça. Você não foi nada eficiente, mas foi parcialmente eficaz. Não foi efetivo, pois efeitos futuros não podem ser positivos.

Exemplo de casa: Você deseja construir uma casa. Se você consegue construir a casa, você foi eficaz. No período de construção, você gastou mais/ menos tempo, recursos ou mais. Se você teve menos gastos do que o previsto, fez mais rápido que o previsto, você foi eficiente. No final, você se mudou para casa? Você se mudou para casa ou viu que não dá para se mudar. Se você se mudou, você foi efetivo. Você resolveu o problema de forma duradoura.

Podemos ser eficientes e não ser eficazes. Podemos ser eficazes e não ser eficientes. É o que muitas das vezes acontece nas empresas. O objetivo é alcançado, mas com muitos gastos.

Conseguiu entender as diferenças entre Eficácia, Eficiência e Efetividade? Agora, ficou mais claro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s