Pesquisa Institucional e Questionários

Pixabay

No âmbito organizacional, as Relações Públicas trabalham com mais frequência a Pesquisa de Opinião e a Pesquisa Institucional. A pesquisa institucional, por sua vez, tem a intenção de conhecer a organização como um todo, envolvendo a estrutura organizacional, políticas de recursos humanos, comunicação administrativa, aspectos de infraestrutura e outros. Tem-se o propósito de construir um diagnóstico institucional capaz de subsidiar a elaboração de planos, projetos e programas de Relações Públicas. Essa pesquisa permite um estudo abrangente e uma visão conjuntural da organização.

A pesquisa de opinião possui diversas aplicações, podendo ser utilizada com os diversos públicos de interesse de uma organização. Tem como propósito conhecer a opinião desses públicos e aspectos relacionados ao relacionamento organização-públicos. Expectativas, necessidades e desejos dos públicos também poderão ser identificados a partir desse tipo de pesquisa.

Waldyr Fortes (1990) publicou na década de 90 um livro dedicado ao tema. O livro intitulado “Pesquisa institucional: diagnóstico organizacional para Relações Públicas” é dividido em duas partes que se complementam: a primeira é mais teórica, apresentando definições, conceitos e a área de Relações Públicas. Já a segunda expõe diversos modelos de questionários para aplicação prática da pesquisa institucional.

A seguir disponbilizamos alguns questionários que estão no livro:

Referências

FORTES, Waldyr Gutierrez. Pesquisa institucional: diagnóstico organizacional para relações públicas. São Paulo: Loyola, 1990.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s