Análise semiótica da logomarca da prefeitura de Manaus

A semiótica trabalha como uma espécie de “microscópio”, possibilitando a análise de mensagens e situações comunicativas, identificando etapas do processo de significação e o potencial efetivo na mente do receptor. O objetivo deste trabalho foi analisar a logomarca da Prefeitura de Manaus, utilizando os métodos de Semiótica Aplicada da corrente Peirciana.

Aspectos qualitativos-icônicos

Como destaca Santaella (2010) a “primeira impressão que uma imagem, um logo, uma marca, uma embalagem provocam no receptor é importantíssima”. É essa primeira impressão é causada por elementos básicos da comunicação visual, tais como cores, formas, texturas e suas relações visuais.

A logomarca é composta por duas unidades: símbolo e logotipo. Em relação ao logotipo as cores utilizadas são verde e preto. “Manaus” está na cor verde e há aí uma gama de significações. Pode-se aferir que o verde remete à Floresta, na qual a cidade está inserida. Por se tratar de uma região notadamente conhecida pelo aspecto verde. O verde da logomarca está em Manaus.

 O verde é uma cor secundária, derivada das cores primárias amarelo e azul. Contudo, o verde da logomarca da prefeitura possui uma diferenciação, há um acréscimo de cor torando-o em uma tonalidade mais escura. Já o preto está em “Prefeitura de Manaus”. A cor preta é utilizada para transmitir seriedade, modernidade. No caso de um órgão público a intenção é estabelecer um elo com os princípios de administração pública.

Chama atenção ainda, no primeiro momento, as cores douradas do brasão. O dourado é uma cor que remete á realeza, a nobreza. A cor dourada tem uma ligação ainda com o ouro. Há ainda cores que se sobressaem no centro do brasão, cores que compõe imagens riquissimas que serão posteriormente analisadas. O olhar primeiro indica preferencialmente tons de azul bebe, verde e marrom.

O simbolo tem o formato de um brasão. Os brasões são representações gráficas extremamente tradicionais que remetem aos séculos antes de Cristo, no qual eram usados para representar famílias nobres. Só podia pertencer a nobreza aqueles que tinham um brasão. Ainda no brasão nota-se um efeito de luminosidade que dá relevo e volume nas partes superiores e inferiores, estabelecendo uma diferença de peso visual. Além disso, há um interessante contorno das linhas sinuosas que compõe o brasão.

A logomarca carrega em si a mistura entre elegância,nobreza e força que pode ser atribuída pelo brasao. O brasao tem essa idéia de nobreza, porque desde o início da sua utilização remete a isso. A tipologia utilizada é moderna, sugerindo um equilibrio entre o classico (brasao) e o moderno.  

Aspectos singulares-indiciais

Neste nível de análise destacam-se os aspectos contextuais do signo, no caso a logomarca da prefeitura de Manaus. “Situações indiciais são aquelas em que as referências são situadas no tempo e no espaço, pois o índice aponta existencialmente para o seu objeto referencial dentro de um contexto que é próprio” (SANTAELLA, 2010, p.176).

A partir deste aspecto, tem-se uma Marca equilibrada visualmente, não há um desnível visual. Nota-se ainda que o brasão[1] é rico em aspectos indiciais, pois é situado em um tempo/espaço específico, trazendo indicações sobre a história, aspectos naturais-geográficos e formação da população.

O estilo clássico do brasão resgata o requinte de Manaus no período áureo da borracha, que pode ser visto até hoje em alguns monumentos históricos do centro da cidade. Na parte superior do brasão há um sol com a inscrição “21 de novembro de 1889”, indicativo claro ao dia em que a antiga província aderiu à Proclamação da República.

Fig. Parte superior da Logomarca da Prefeitura

A parte superior esquerda traz o desenho de dois bergantins[2], que podem indicar o descobrimento do Rio Negro, pela expedição de Francisco de Orellana nos meados do século XV ou apenas evidenciar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões (Figura abaixo). A parte superior direita indica o domínio português, tanto pela bandeira no alto do forte, quanto pelo fato um lado haver uma fortaleza e de outro uma casa de palha. Além disso, existe o fato de ser um homem branco estar cumprimentando uma mulher índia (uma analogia do sexo mais forte, predominando sobre o mais fraco).   

 

Fig. Imagens que compõe a Logomarca da Prefeitura

A divisão inferior apresenta um intervalo do rio, tendo em realce, na frente, uma árvore grande e frondosa, indicando o símbolo da natureza agrícola e industrial da época, as seringueiras. 

Aspectos simbólicos

Sob o ponto de vista convencional-simbólico torna-se necessário fazer uma análise não só da logomarca da prefeitura de Manaus, mas também dos aspectos culturais e sociais que a envolvem. Manaus cresceu, ao longo dos anos, fruto de um desenvolvimento acelerado. A cidade, contudo, ainda guarda resquícios de cidade provincial. Na marca há uma mescla de intencionalidades. Há um esforço em preservar os aspectos da modernidade e clássicos.

O foco deste trabalho tinha como base realizar uma análise semiótica da logomarca da Prefeitura de Manaus. A logomarca representa uma combinação de passado e presente, por conta da interação entre o brasão e a tipografia utilizada.


[1] O brasão da cidade de Manaus, adaptado para o município pelo superintendente municipal Adolpho Guilherme de Miranda Lisbôa e aprovado por Thaumatugo Vaz, através do decreto de lei de 17 de abril de 1906.

[2] Antiga embarcação à vela e remo, esguia e veloz, com um ou dois mastros de galé e oito a 10 bancos para os remadores, usada no Oriente pelos portugueses.

REFERÊNCIAS

SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SANTAELLA, Lúcia.  O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

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