A criatividade nas estratégias de Criação Publicitária

A propaganda criativa consegue evidenciar melhor produtos/ serviços; atrai a atenção do consumidor;  destaca-se das demais propagandas; faz com que a propaganda seja mais lembrada; desperta o interesse pela compra; gera mais lucros para a marca. No processo de criação publicitária vários caminhos podem ser percorridos. Para um dado problema mercadológico, podem ser adotadas distintas estratégias criativas. Nesse sentido, Roberto Mena Barreto, no livro Criatividade em Propaganda (2004), apresenta diversas estratégias de criatividade visual e criatividade editorial.

Tomando como base o livro de Barreto (2004), nesse post vamos apresentar oito diferentes Estratégias de Criação Publicitária, indicando caminhos possíveis para a criação visual na contemporaneidade.

1- Submeta o Produto a uma aventura visual

Para vender um produto/ serviço, deve-se às vezes combiná-lo visualmente com outros elementos – por mais absurda e inédita que seja a combinação.  A combinação de elementos desconexos pode ser surpreendente e gerar peças incríveis… Um pequeno acréscimo ao produto – um outro objeto – pode resolver o problema, criar um anúncio eficiente.

Slide1

Submeta o Produto a uma aventura visual

2-Vá do Abstrato ao Concreto

Não apresente tudo de uma vez. Faça o consumidor pensar em escalas, mostrando elementos aos poucos a fim de indicar algo que ele deva comprar (produto ou idéia).

Slide2
Vá do Abstrato ao Concreto

3- Compare para Valorizar

Essa é uma técnica muito utilizada. É, sem dúvida, uma das formas mais simples e efetivas para se conseguir visualmente alto grau de convencimento. Compare na foto o seu produto com algo que possa substancialmente valorizá-lo.

Slide3
Compare para Valorizar

4- Teste à vista de todos

Faça as pessoas duvidarem se aquilo é real ou não. Geralmente a mente completa as informações por conta própria, basta dar subsídios. As pessoas estão dispostas a acreditar, a sonhar, a imaginar, a amar.

Slide4
Teste à vista de todos

6- Testemunhal: mostre com quem andas

Essa é outra técnica muito consagrada na Publicidade e Propaganda. Gente famosa de novela, pessoas conhecidas, celebridades, jogadores são usados para agregar valor ao produto. O poder visual de persuasão de um ídolo é enorme.  Porém recomendo considerar a possibilidade de mostrar alguém real, de corpo presente, falando bem de seu produto em seus anúncios.

Slide5
Testemunhal: mostre com quem andas

 7- Onírico: as pessoas querem viver de outra forma

As pessoas gostam de ver e imaginar situações que fogem da realidade às vezes tão amarga… A ambiência onírica, fantasiosa da realidade, envolvendo o produto com uma atmosfera de sonho, paradisíaca, ideal. Trabalhar com sonhos pode ser um bom caminho para alguns produtos…

Slide6
Onírico: as pessoas querem viver de outra forma

8- Mostre seu produto!

Apresente a imagem do produto nas peças. Isso parece ser muito básico, mas em alguns casos é mais do que necessário, por exemplo, no lançamento, há uma necessidade de que o produto apareça mais… Outra situação comum é quando ocorre uma mudança na embalagem.

Slide7
Mostre seu produto!

Referência

BARRETO, Roberto Mena. Criatividade em propaganda. 12. ed. São Paulo: Summus, 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s