Waldyr Gutierrez Fortes (Autores clássicos de RP)

Waldyr Gutierrez Fortes. Fonte: http://www.ricardocampos.wordpress.com

Waldyr Gutierrez Fortes (1950-2010) graduou-se em Relações Públicas pela Universidade Anhembi Morumbi (1973). Fez o mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atuou como docente do Curso de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e consultor para empresas de Londrina (Paraná). Além disso, foi conselheiro do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) no triênio 2007/2010.

Foi orientado por Cândido Teobaldo Andrade no Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). No mestrado pesquisou  sobre o processo de Relações Públicas na Administração das Médias e Pequenas Empresas. Já no doutorado estudou sobre Relações Públicas no Campo do Transmarketing, analisando as relações entre  Administração Estratégica e Comunicação Organizacional.

A Tese de doutoramento foi transformada em livro em 1999. O livro mostra a interligação prática entre relações públicas e marketing, explicando o conceito de Transmarketing e seu campo de ação. Expõe e direciona as instituições para que sejam receptivas às influências ambientais e de seus públicos. Propõe novas maneiras de se praticar relações públicas, preparando as empresas para atender todos os seus interessados, especialmente o consumidor.

O livro que teve mais impacto na academia foi “Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias”, visto que apresenta os aspectos básicos sobre Relações Públicas, tais como o processo, as funções e as fases, destaca ainda os instrumentos de comunicação dirigida e introduz as discussões sobre Relações Públicas na Internet.

A obra sistematiza o estudo básico de Relações Públicas. Seu objetivo primordial é apresentar conteúdos de forma integrada, desenvolvendo um amplo painel de possibilidades e explorando em profundidade uma série de conhecimentos fundamentais sobre RP. Leitura básica para o Curso de Rp!

É autor dos seguintes livros:

  • Pesquisa Institucional – Diagnóstico organizacional para relações públicas (Loyola, 1990);
  • Transmarketing – Estratégias avançadas de relações públicas no campo do marketing (Summus, 2ª edição,1999);
  • Você sabe que dia é hoje? Datas comemorativas para eventos e programações de relações públicas e calendário de promocional em marketing (Editora da UEL, 2ª edição, 2002);
  • Relações públicas – Processo, funções, tecnologia e estratégias (Summus, 2ª edição, 2003).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s