Cândido Teobaldo (Autores Clássicos de RP)

Começaremos neste mês uma série de postagens sobre os principais autores de Relações Públicas no Brasil. Vamos falar de seis pesquisadores (existem outros) que subsidiam teoricamente a área de RP no país.  A intenção não é esgotar o assunto, mas sim destacar alguns aspectos diversos sobre suas contribuições. Então, vamos lá!

Cândido Teobaldo de Souza Andrade Fonte: http://www.prmuseum.org

O primeiro autor é Cândido Teobaldo de Souza Andrade (1919-2003). Ele foi o pioneiro das Relações Públicas no Brasil, tendo sido o primeiro a sistematizar a atividade de RP no país. Em 1962 publicou o livro “Para entender relações públicas”, o primeiro livro da área na América Latina.

Em 1967, estava presente na criação do primeiro curso superior de RP, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Vale a pena destacar que desde a década de 60, ele já preconizava a importância da comunicação simétrica de duas mãos, bem antes da proposição de James Grunig e Todd Hunt.

Foi fundamental no estabelecimento das bases científicas da área, pois suas publicações são frutos de pesquisas. As suas principais contribuições teóricas foram:

  1. Fixar o processo de relações públicas, aplicável a qualquer tipo de organização, privilegiando o estudo dos públicos;
  2. Descrição das funções de Relações Públicas (pesquisa, planejamento, execução, controle, avaliação, coordenação e assessoramento);
  3. Classificação dos Públicos (Internos, Mistos e Externos);
  4. Primeiro a mostrar a interdisciplinaridade de RP, apresentando o conceito psicossociológico de público;
  5. Estabeleceu a definição dos veículos de comunicação dirigida (Oral, Escrito, Aproximativo e Auxiliar).

Vale a pena destacar dois livros básicos que Teobaldo escreveu:  

Livro “Para Entender Relações Públicas” (1962). Um livro clássico e básico. Na época da primeira edição era preciso apresentar aos praticantes da época que a profissão existia em várias partes do mundo, tinha uma história e um corpo de conhecimentos. Capítulo 1 – “Multidão, Massa e Público” é famoso por ser a base teórica, apresentar os diferentes tipos de comportamento coletivo e a definição sociológica de público. Capítulo 8- “O processo de relações públicas” permanece atual. Waldyr Fortes considerava o mais adequado às organizações em geral pela praticidade e caráter global, adaptável e flexível. A ênfase está no completo estudo dos públicos. Nota-se a atualidade do processo que é aplicado com algumas adaptações pelos profissionais e acadêmicos da área; Capítulos 10 e 11- “Veículos de Comunicação de Massa” e “Veículos de Comunicação Dirigida”. Mostra como as Relações Públicas necessitam dos veículos próprios para atingir seus objetivos.

 

Livro Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos (1970). A obra é a mais completa e separa cada um dos públicos e o examina detidamente. O livro foi feito em forma de versículos e palavras-chave. Discute sobre Público: Público é a conseqüência do aparecimento de uma controvérsia e da oportunidade de discussão; Definição de clássica de Público de Andrade: “Grupos de indivíduos cujos interesses comuns são atingidos pelas ações de uma organização, instituição ou empresa, da mesma forma que os atos desses grupos se refletem na organização”; Apresenta Funções (Pesquisa, Planejamento, Execução, Controle, Avaliação, Coordenação e Assessoramento) e estrutura de RP; Teobaldo traz o conceito de pesquisa institucional; Classifica os públicos em: interno, misto e externo. Essa classificação de Teobaldo ainda é usada por diversos profissionais da área.

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