A atividade de Relações Públicas na Região Norte tem como um de seus principais marcos históricos a implantação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas – na Universidade Federal do Amazonas (Decreto nº 81.087 de 21/12/1977). A história do curso de Relações Públicas desta centenária instituição é marcada pela dedicação e empenho de competentes docentes, esforço intelectual de discentes, interface com profissionais no mercado de trabalho, e ainda por sua evolução e seu amadurecimento enquanto campo acadêmico.
Antes o que se sabia sobre o surgimento e evolução do Curso era transmitido unicamente por profissionais de gerações anteriores ou estava descrito em algumas poucas monografias defendidas no Curso de Relações Públicas (UFAM). Os registros, assim, estavam dispersos e não conseguiam caracterizar a importância da área para o desenvolvimento das organizações e da sociedade.
Tomando com base o cenário acima descrito, surgiu em 2011 na disciplina de Fundamentos Teóricos de Relações Públicas (FTRP), ministrada por mim, o blog Dossiê RP (www.dossierp.wordpress.com). O referido veículo de comunicação propõe-se a ser uma “memória virtual” da evolução do Curso de RP da Ufam e da atividade profissional no Amazonas. A referida mídia tem como finalidade disseminar informações sobre o surgimento e evolução da área de RP no Amazonas – pioneiros, personagens históricos, antecedentes, fases, curiosidades.
Com a mesma finalidade, em 2017, surgiu o Museu Virtual do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas feito a partir do trabalho de conclusão de curso das alunas Dieygla Azevedo e Mariana Pontes, sob a orientação da professora Msc. Judy Tavares, com o objetivo de ser a memória virtual do curso em comemoração aos 40 anos.
Além de registros históricos do curso de Relações Públicas, podem ser encontrados dados estatísticos, produções acadêmicas dos alunos e informações sobre os egressos e professores que participaram da história do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da UFAM.
Vale a pena conferir: www.museurp.com.br