A importância do Briefing no processo de elaboração de Projetos Experimentais

Em seu conceito mais simples e direto, briefing representa a transmissão organizada de informações de uma pessoa para outra, especialmente do cliente (anunciante ou responsável pela aprovação) para os executores do trabalho. No âmbito acadêmico, a função do briefing é reunir as informações necessárias que estão dispersas para executar um Projeto Comunicacional (Campanha, Produto ou Ação).

Conforme Stalimir Vieira (2006, p.23), “é preciso clareza para trabalhar com eficiência. Trabalhar sem informação precisa e organizada é, mais ou menos, como entrar em campo, no meio de uma partida de futebol, sem saber qual é o seu time: você pode ser um craque com a bola nos pés, mas estará sempre sujeito a fazer maravilhosos gols… contra”.

A elaboração de um projeto experimental obedece a uma sequência lógica, que pode ser dividida em uma série de etapas. A primeira delas é o levantamento de informações sobre o cliente, ou seja, o Briefing. Sob a visão do cliente, quais objetivos devem ser alcançados? Quais informações mais relevantes? Existem  recomendações para execução do projeto? Quais são os resultados esperados? Que objetivos são prioritários?

Essas são algumas questões que o Briefing deve responder. Noto que a maior dificuldade no desenvolvimento de um Projeto Experimental (ou não) é justamente fruto desse primeiro momento.

De acordo com Sant’Anna (2001,p. 106), Briefing pode ser caracterizado como “as informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos”. Na definição enunciada por Sampaio (200, p. 261): Briefing é “a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo do Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo”. Ainda, o autor completa dizendo que é uma fase completa de estudos, e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente.

Nesta mesma linha de pensamento,  o termo Briefing significa para os Projetos Experimentais em Comunicação um  conjunto de dados fornecidos pelo cliente  para orientar a equipe na elaboração de um trabalho de Relações Públicas ou Publicidade/Propaganda.

Alguns autores apresentam diferentes modelos de Briefing, mas cada roteiro deve ser moldado para aquele cliente e para aquela situação específica. Os modelos servem apenas como referência, não para serem aplicados ao pé da letra.

Para realização dos projetos experimentais em Publicidade e Propaganda recomendo o Modelo Roteiro para Briefing Projeto Experimental PP. O roteiro em questão contempla: Aspectos sobre a Empresa, Produto, Comunicação, Características do Mercado, Consumidor, Análise da Distribuição, Preços, Concorrência, Pesquisas, Objetivos de Mercado e Comunicação, Indicações de Verba e Mídia.

Atenção: Os modelos de Dias (2009) e França (1997) privilegiam o atendimento de clientes voltados para fins comerciais. Nesse sentido, será necessário fazer as adaptações ao roteiro de briefing para Organizações Não-Governamentais, Fundações e demais instituições do Terceiro Setor.

O projeto Experimental tem como objetivo simular um ambiente real, buscando solucionar um problema comunicacional ou mercadológico do cliente. Por isso, o briefing é um elemento fundamental para apontar o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho.

Referências

CORRÊA, Roberto. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, 2002.

LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. SP: Campos, 2000.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001.

SANTOS, Gilmar. Princípios da publicidade. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

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