Como realizar o diagnóstico das marcas nos ambientes digitais?

O diagnóstico de presença digital é um processo recomendável para qualquer marca que queira melhorar sua imagem e presença na internet. O diagnóstico consiste em levantar todas as presenças que a marca já possui, todas as citações que são feitas sobre ela (monitoramento), definir bem o perfil do público-alvo, identificar os principais espaços virtuais onde este público convive e conversa, e qual a imagem da empresa para este público.

Além disso, deve-se fazer uma análise completa identificando pontos positivos/ negativos, problemas/oportunidades nos ambientes virtuais, isso fornece uma grande vantagem de mercado.

O diagnóstico de presença digital pode ser utilizado, basicamente, em três situações:

  • A empresa/ marca já está na Internet e deseja otimizar seu marketing digital e melhorar a gestão de mídias;
  • A empresa/marca não possui espaços virtuais, mas está cogitando a possibilidade de ter espaços virtuais;
  • A empresa/ marca está em mercado concorrido e deseja realizar um diagnóstico dos concorrentes;

Com o diagnóstico é possível entender melhor qual é a situação atual dos canais digitais e ferramentas utilizadas, e propor caminhos para um planejamento mais amplo e posterior implementação. O diagnóstico vai dizer exatamente o que a empresa precisa fazer para otimizar o sucesso através da internet.

 É interessante relacionar o Diagnóstico da Presença Digital com análises sobre o mercado e concorrência, e marketing off-line da empresa, potencial do mercado, competitividade dos concorrentes e principais desafios para a empresa atuar no mercado.

O planejamento de marketing digital é o passo seguinte ao diagnóstico, onde depois que o ambiente de atuação da empresa foi definido, o momento é de definir os objetivos de negócio, indicadores de resultado e a estratégia que será utilizada para atingir aqueles objetivos.

Recomendações

  1. Acessar as informações institucionais (Ano de surgimento, missão, visão, valores, principais produtos/ serviços, visão de negócio, evolução no mercado, dados sobre o mercado/ ramo da empresa, fatos interessantes/ relevantes sobre a marca)
  2. Identificar os concorrentes principais (Quem são os principais concorrentes? Pesquisar os diferenciais da marca em relação aos concorrentes?)
  3. Avaliar a Presença Digital (Observar criteriosamente, apresentar os pontos negativos e positivos em cada item (roteiro abaixo), apresentar suas observações, relatar o que achar de interessante)
  4. Durante o Diagnóstico, avaliar cada tipo de presença Digital, utilizando o seguinte critério: Não satisfaz (1,0-3,9), Satisfação Regular (4-5,9) Satisfaz (6-7,9), Satisfação Boa (8-8,9) e Satisfação Excelente (9-10). Ao final apresentar a nota para a Presença Digital da Marca (Média das três)
  5. Relatório Final: indicar os principais pontos do mapeamento, recomendações de ações para cada uma das presenças digitais, boas práticas e sugestões de ações de acordo com o diagnóstico realizado.

Sugestão de Roteiro e Modelo

Segue abaixo um modelo e um Roteiro que pode ser utilizado para exercitar o Diagnóstico da Presença Digital.

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