O que é Presença Digital? Quais são os tipos?

A Presença Digital refere-se à existência de ambientes/espaços/elementos da marca no ambiente digital. É por meio da presença digital que se estabelecem pontos de contato entre o público-alvo e a marca, por isso essa presença deve ser pensada estrategicamente.

Atuar no meio digital vai além do que simplesmente ter um site, loja virtual ou páginas nas redes sociais. Criar e manter uma presença digital deve fazer parte de uma estratégia de negócio, o que requer planejamento e preparação para atuação.  É importante lembrar que não basta apenas ter a melhor gestão de mídias se a logística é falha, o atendimento é ruim, devoluções constantes, preços incoerentes, comunicação unilateral.

Tipos de presença digital

De acordo com Martha Gabriel1, existem três tipos de presença digital: Presença Própria,  Presença Gratuita (ou ganha) e Presença Paga.  

A Presença Própria o conteúdo (ativos digitais) é produzido e mantido pela própria empresa/ marca. Exemplos: website da empresa, website móbile, blog, perfis construídos em redes sociais (canal no You Tube, perfil LinkedIn, Facebook…), jogos, aplicativos de entretenimento com a marca da empresa.

Na Presença Gratuita, por sua vez, o conteúdo (Ativos digitais) gerado e ganho de forma gratuita e orgânica na internet. Exemplos: como fazer parte dos resultados em buscadores, buscas no Google, buscas no Bing, Buscas no Yahoo, comentários gerados nas redes sociais, conteúdos sobre a marca em perfis…

Já a Presença Paga é caracterizada pelo conteúdo/espaço (ativos digitais) comprado pela empresa para disseminar a marca.  Exemplos:   Anúncio em banners de sites, blogs, redes sociais, jogos, aplicativos, conteúdos de entretenimento, Links patrocinados. Em resumo, qualquer tipo de conteúdo pago.

Pensando estrategicamente a Presença Digital

Muitas empresas estão agindo no ambiente virtual de qualquer forma, gerando desperdício financeiro, prejudicando a marca e resultados negativos.

O gestor de marketing digital deve determinar, a partir dos objetivos da empresa, os tipos de presença digital e a ênfase que será utilizada.  A presença digital deve estar alinhada com o posicionamento da marca/ produto. Deve-se buscar a melhor relação entre: investimento/ experiência para o público/ retorno para marca.

Antes de desenvolver uma campanha de marketing digital, a marca precisa analisar a sua presença digital. Existem empresas que querem atuar nas redes sociais, mas não possuem presença digital bem definida.  

De que adianta ter uma presença digital, se quando o público acessar o site/ blog/ mídias sociais/ aplicativo a experiência é péssima???

__________________

1 GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s