Pesquisa revela as diferentes formas de ciberativismo utilizadas pela WWF-Brasil

A pesquisa realizada analisou as estratégias de ciberativismo e interlocução social no perfil do Twitter da Organização Não governamental WWF-Brasil (@WWF_Brasil). Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram: observações assistemáticas e sistemáticas do perfil, análise do conteúdo de 235 atualizações e categorização a partir dos estudos de Vegh (2003).

 Durante a pesquisa foi possível identificar, exemplificar e quantificar subcategorias de ativismo digital. Os resultados da pesquisa apontam diferentes formas de ciberativismo no perfil @WWF_Brasil, sendo utilizado prioritariamente para engajamento social, apresentação de denúncias e divulgação de notícias ambientais.

Notou-se que no perfil @WWF_Brasil há uma multiplicidade de formas de ciberativismo em virtude das diferentes formas de apropriação social e interação digital. Percebe-se que existe uma complexidade no sistema social da ONG, visto que há uma série de interesses envolvidos, que são expressos por meio das diferentes formas de postagens.

As porcentagens obtidas na pesquisa, por exemplo, indicam que a maioria dos tweets coletados continha algum tipo de conteúdo essencialmente informativo (Notícias, replicações, informações sobre eventos e institucionais). Assim o microblog do WWFBrasil pode ser considerado, em consonância com a caracterização de Vegh (2003), uma relevante fonte alternativa de informações sobre questões ambientalistas.

 Por fim, o estudo de caso sobre o ciberativismo no Twitter do WWF-Brasil contribui para evidenciar a complexidade do ativismo digital nos sites de mídias sociais e a expansão da sociabilidade nos ambientes comunicacionais midiáticos.

O artigo sobre a pesquisa foi publicado na Revista Razón y Palabra, primeiro periódico digital da Iberoamérica especializado em Comunicação, analisando as estratégias de ciberativismo e interlocução social no perfil do Twitter da Organização Não governamental WWF-Brasil (@WWF_Brasil). Confira o artigo nesse link.

Jonas da Silva Gomes Júnior | http://www.jonasjr.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s