Evento: modelos de roteiro para cerimônias

Crédito: Bruno Ahnert 

Um bom roteiro é fundamental para o sucesso de um evento tanto por organizações públicas quanto privadas, por isso é importante elaborar com antecedência, fazendo uma apurada revisão. O roteiro é produto do Cerimonial e deve ser adequado ao contexto da cerimônia. Antes de apresentar o modelo de roteiro, acredito ser importante apresentar as diferenças entre o Cerimonialista e o Mestre de cerimônias.

Cerimonialista é o profissional responsável pelo planejamento, execução e controle dos princípios protocolares nas organizações e solenidades. O Mestre de Cerimônias, por sua vez, é a função exercida na tribuna, e ao microfone, quando da realização dos eventos. O Mestre de Cerimônias tem a função de apresentar e conduzir um evento ou solenidade, ligando as suas fases, e fazendo com que este mantenha um movimento, a partir de um script pré-elaborado. É o interlocutor entre “palco” e “plateia”.

Por ser o porta-voz do evento, o Mestre de Cerimônias deve ter habilidade e domínio da arte de falar em público. É o profissional fará a leitura do roteiro/ script. Deve ter desenvoltura, uma voz audível, boa postura. Leitura boa e uma excelente dicção.

Roteiro para o Mestre de Cerimônias

Em geral, o Cerimonial prepara um roteiro para orientar a apresentação do mestre de cerimônias. Contudo, alguns cuidados específicos devem ser observados na sua elaboração. O roteiro, normalmente, divide-se em seis partes: título, acolhida, motivo ou tema, discursos, informações finais e despedida.

Título: É o cabeçalho do roteiro. Contém o nome do evento, a instituição organizadora/promotora, a data, o local e o horário.

Acolhida: É a forma de saudação aos convidados e marca o início da cerimônia. Faz-se referência aos presentes, iniciando-se pelas mulheres, seguido dos cumprimentos usuais de bom dia, boa tarde e boa noite.

Motivo ou tema: texto breve que explica a razão do evento, compreendendo, no máximo, dois parágrafos.

Discurso, falas e pronunciamentos – São ordenados, em ordem crescente, conforme a precedência das autoridades que farão uso da palavra.

Informações finais – Informações complementares sobre possíveis desdobramentos do evento, tais como apresentação, lançamento de livro, convite para coquetel.

Despedida – É o encerramento da cerimônia. O mestre de cerimônia agradece a presença dos convidados e se despede com as formas usuais de bom-dia, boa-tarde ou boa-noite.

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