A primeira edição de Administração de Marketing, publicada há mais de 50 anos, lançou conceitos inovadores que mudaram o modo como as pessoas viam o marketing, e, ainda hoje esta continua sendo uma das principais características da obra. Nos últimos anos, o marketing tem sofrido muitas influências, em especial nos ambientes econômico, natural e tecnológico, motivo pelo qual esta edição enfatiza cada uma dessas áreas, abordando temas como o marketing em tempos de crises econômicas e recessões, o avanço da sustentabilidade e do marketing “verde” e o desenvolvimento crescente do marketing digital, fazendo com que a abordagem holística ganhe ainda mais importância para profissionais de marketing e para o sucesso de suas ações.
O livro escrito por Philip Kotler e Kevin Keller, é a principal obra de referência da área de Marketing, pois conta com um conteúdo e uma organização que refletem, com consistência, as mudanças ocorridas na teoria e na prática de marketing. A primeira edição, publicada em 1967, introduziu o conceito de que as empresas deveriam ser orientadas para o cliente e para o mercado. No entanto, naquela época havia pouca menção a assuntos que se tornaram fundamentais, como segmentação, seleção de mercado-alvo e posicionamento.