Capital Social: Pesquisa aponta diversos tipos de vínculos em rede social da FAS

A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a “argamassa” que mantém o vínculo entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e seus seguidores é o capital social cognitivo, manifestado na propriedade informacional das atualizações. Nesse aspecto, os vínculos sociais estabelecidos podem ser considerados fortes, visto que há uma clara decisão dos seguidores em estarem informados sobre as causas ambientais, especificamente no Amazonas.

Este trabalho analisa o capital social gerado na rede social digital do perfil do Twitter da Fundação Amazonas Sustentável (@FasAmazonas). Entende-se que há uma evidente necessidade de aumentar o capital social relacional, ou seja, a interação direta com o seguidor. A falta de interação gera uma tendência para que os nós da rede se afastem ou migrem a outras ambiências digitais. A interação direta com os seguidores gera a consistência necessária para fortalecer as relações sociais. Ressalta-se que o capital social precisa ser baseado no predomínio de virtudes coletivas, e não apenas individuais.

Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram os seguintes: observações (assistemáticas e sistemáticas), apreciação de perfis (seguido e seguidores) e análise de 300 atualizações. Os resultados da pesquisa apontam para existência de um denso circuito comunicativo em virtude das diferentes formas de capital social e uma multiplicidade de valores, interesses e motivações em torno do ato de seguir o @FasAmazonas.

Os resultados detalhados da pesquisa podem ser lidos no seguinte link: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1698

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s