Afinal, o que caracteriza a pós-modernidade?

O termo “pós-moderno” nos remete a uma série de representações imagéticas: avanços na biotecnologia e informática, equipamentos eletroeletrônicos, conhecimentos tecno-científicos e outros suprassumos tecnológicos. Contudo, tais apreensões são reflexões advindas do senso comum, impostas pela tradição acrítica.

Barbosa (2010, informação oral) corrobora afirmando que pode parecer simples o termo “pós-modernidade”, afinal de contas ele está em todas as bocas, nas mais lídimas representações de nossos intelectuais e, também, no cotidiano, rotulando tudo que nos parece novo, espetacular, majestoso. Parece mesmo que já nascemos pós-modernos e que tudo que aconteceu há bem pouco tempo faz parte de um passado que não vivemos ou que pensamos não existir.

Há um verdadeiro fascínio pela palavra “pós-modernidade”, talvez promovido pelo sufixo “pós” e legitimado pela superficialidade dos que, na maioria das vezes, a utilizam. A fim de entender a condição Pós-Moderna da Comunicação explicita-se a seguir o pensamento de alguns autores que se distanciam das representações imagéticas citadas acima.

Nesse sentido, é clássico o pensamento de Lyotard (1989, p.11) sobre a Pós-modernidade. Para ele o termo “designa o estado da cultura após as transformações que afetaram as regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes a partir do fim do século XIX”. Tem-se a compreensão de que as grandes “fórmulas”, chamadas metanarrativas (Lyotard, 1989), como Marxismo, Religião, Igualdade, Fraternidade, Liberalismo, Capitalismo não funcionariam mais e seriam cada vez mais questionadas.

Outra concepção de pós-modernidade é a de Heller e Fehér (1998, p.11). De acordo com os autores, a pós-modernidade “consiste em ver o mundo como uma pluralidade de espaços e temporalidades heterogêneos”, não podendo por isso ser entendida como um “período histórico nem uma tendência cultural ou política de características bem definidas”. Dessa forma, a pós-modernidade não é um período que sucede a “Modernidade”, como poderia ser concebido inicialmente. Pode-se, em vez disso, entendê-la como uma condição de pensamento, uma forma de posicionamento frente às contingências de forma multilateral (plural) e não unilateral (singular).

Souza (2010, informação oral) esclarece que, na verdade, Pós-modernidade e Modernidade coexistem de forma conjugada. São, assim, condições de pensamento e posicionamento frente as mais diversas questões humanas e sociais (cultura, religião, ciência, educação, política etc.). Não há, explica Souza (2010), uma questão valorativa nas acepções, ou seja, não há melhor, nem pior, mas sim a escolha de uma frente às necessidades impostas pelos contextos.

Na pós-modernidade, contudo, a condição de pensamento predominante frente às contingências é feita de forma multilateral (plural) e não unilateral (cartesiana), como é o caso do modernismo. O pós-moderno, como salienta Jameson (2004, p.13) “busca rupturas, busca eventos em vez de novos mundos, busca o instante revelador depois do qual nada mais foi o mesmo, (…) busca os deslocamentos e mudanças irrevogáveis na representação dos objetos e do modo como eles mudam”.

Referências

BARBOSA, Walmir de Albuquerque. Pós-modernidade e as Ciências da Comunicação.  Palestra proferida na aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.  Manaus: 1º Semestre de 2010.

HELLER, Agnes e FEHÉR, Ferer. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

JAMESON, Frederic. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2004.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa (PT): Gradiva, 1989.

SOUZA, Sérgio Freire. Modernidade e Pós-Modernidade. Aula ministrada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Manaus: 1º Semestre, 2010.

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