Livro aborda sobre um verdadeiro espetáculo midiático

O livro Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: mídia, comunicação estratégica e mobilização social, de Rennan Mafra, trata de uma interessante temática para a modernidade: os processos de intermediação midiática na construção dos movimentos sociais. Tal discussão é feita a partir de um estudo de caso sobre a Expedição Manuelzão Desce o Rio das Velhas, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

O autor traz uma série de reflexões acerca das questões que se propõe a discutir: mídia, comunicação estratégica e mobilização. Para tanto, trava no primeiro capítulo uma discussão teórica centrada fundamentalmente sobre o processo de debate na esferea pública e mobilização social. Esses temas que são de origem Frankfurtiana, da 2º geração, a qual pertence Habermas são de leitura exigente e, por vezes, cansativa. Mas com a abordagem de Mafra entende-se a analogia feita em volta do trabalho desenvolvido.

Em um segundo momento, Mafra faz uma relação mais direta entre a Mídia e a mobilização social. É interessante perceber a relação que se constitui entre a mídia e os movimentos, para que ambos tenham seus interesses atendidos ou, pelo menos, vislumbrados. Outro ponto que chama à atenção é a segmentação que é feita com base nessa relação, falamos da cinco possíveis modalidades de visibilidade pública (midiático massivo, local, dirigido, presencial e telemático).

As dimensões que estão no título da obra são trabalhadas no capítulo três, onde o autor analisa detalhadamente as características de cada uma e busca apresentar ao leitor os limites implícitos em cada uma e as relações que são estabelecidas com a mobilização social propriamente dita. Ainda nesse sentido, o autor nos permite raciocinar a relação estratégica da comunicação com cada dimensão. Nota-se nessa discussão, a base para a leitura dos capítulos que seguem no livro.

Seguidamente, Mafra apresenta-nos, com mais detalhes, o projeto Manuelzão e o objeto de estudo, que a motriz do livro, A expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas. As dimensões são analisadas e há uma relação com planejamento e os suas nuances. Interessa-nos muito esse capítulo, uma vez que é mostrado claramente a relação do Planejamento com as ações. Cada ponto pensado, relacionado para atingir um objetivo específico.

Por fim, Rennan faz uma análise das dimensões propostas centrado no espaço de visibilidade midiático massivo. Durante a análise, ficam claros os pontos ligados á espetacularização da notícia, as relações de interesses da fonte e do agente de informação e a prática do planejamento e seus desdobramentos práticos. A última parte do livro, com essa análise, corrobora o que o autor vem, ao longo do livro, afirmando e reflexionando teoricamente, que é a relação conflituosa que se estabelece entre a mobilização social, a vontade política e a relação com as fontes.

Percebe-se, no decorrer da obra, que Mafra teve o cuidado de apresentá-la de forma didática, para que o leitor pudesse entender de forma eficiente o posicionamento e a análise que é feita durante o livro. Imagino que houve, para elaboração da obra, uma dificuldade de supressão de conteúdo, uma vez que, como foi fruto de um trabalho maior, as idéias do autor, a discussão teórica e os demais aspectos relacionados à análise central dos elementos“mídia, espetáculo e argumentação”.

Um outro ponto que nos chama à atenção é a detida análise que o autor faz no último capítulo, quando versa acerca dos meios que gerara a visibilidade midiática massiva. É interessante perceber a análise cuidadosa dos elementos que estavam na conjuntura de cada inserção televisiva e a pertinente apreciação teórica do autor.

Jonas da Silva Gomes Jr | http://www.jonasjr.com | @jonasjr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s