Evento como estratégia de Relações Públicas

Afinal de contas o que é um evento ? Quantos tipos existem? Quais são eles? Essas são perguntas comumente feitas por grande maioria das pessoas que trabalham com eventos e tentamos respondê-las com base na teoria de Relações Públicas. Os eventos já existiam antes das RPs, mas o campo teórico ajudou a sistematizar e ampliar a base teórica. A seguir disponibilizamos um conceito teórico, mas claro, não quer dizer que não existam outros. Na verdade, nossa intenção é instigá-lo a reconhecer na prática da realização dos eventos o que colocamos no campo teórico. Além disso, é importante saber que existem vários tipos de eventos, cada um com seus objetivos específicos. Neste post destaco: os prêmios especiais, recepção, caravanas de visita, concursos, paradas e espetáculos.

1. Afinal, o que é um evento?

O evento é um recurso estratégico de comunicação dirigida, pois permite a segmentação do público de interesse e transmite-lhe mensagem específica, agregando pessoas em torno de uma mesma ideia.Pode-se entender ainda um evento como: Conjunto de técnicas que têm como objetivo conquistar, de maneira pensada, o favor ou a boa vontade do público em benefício de uma organização ou pessoa e no sentido de promover a imagem favorável deste;  Estratégias direcionadas para a integração dos interesses pessoais ou corporativos em torno de objetivos determinados; Fenômeno comunicacional que busca socializar e integrar públicos a interesses, motivos e temas em comum; Ação usada por indivíduos ou organizações a fim de mostrar seu prestígio aos demais integrantes da sociedade;  É uma das ferramentas mais eficazes, mais pouco utilizada.

 2. O RP e os eventos

 Os eventos são uma ferramenta importantíssima para as Organizações, pois essa é uma forma delas propagarem mensagens positivas e alcançar objetivos de Comunicação pré-determinados. Na verdade, os eventos são muito mais complexos do que a maioria das pessoas imagina. Eles exigem planejamento, coordenação e o entendimento de que se bem feito pode ser um importante consolidador de uma boa imagem empresarial. É possível imaginar, dessa forma, que eventos ruins, causam imagens ruis e levam a empresa a realizar amplos esforços para dissipar algo que poderia ter sido evitado, simplesmente, não fazendo o evento.

Para que tal processo se dê da melhor forma possível, as empresas contam (ou pelo menos deveriam contar) com o profissional de Relações Públicas. Ele é habilitado para exercer um papel de gestor da comunicação. As funções dele são várias e a realização de eventos é uma delas. A diferença básica de um bom evento e de um mau evento é bem clara: o primeiro tem um objetivo a alcançar o outro foi feito apenas para “não passar em branco”.

3. Principais objetivos de eventos

 Os eventos investigam e colaboram nas mais diversificadas áreas, nacional ou internacionalmente, aproximando indivíduos de organizações, grupos sociais ou pessoas. Diversos são os objetivos que justificam a realização de um evento, dentre os quais Bettega (2006) ressalta:

–  Promoção da imagem favorável da empresa perante seus públicos;

–  Atingir públicos e “vender” uma imagem favorável de um serviço ou produto;

–  Integrar diversos públicos de interesse da organização;

–  Informar benefícios, vantagens de um produto ou organização;

–  Instituir canais de comunicação entre públicos e corporações;

–  Relacionar a potencialidade dos indivíduos à capacidade de realização.

4. Alguns tipos de evento

 Prêmios especiais

São situações que estimulam o interesse do público e os familiarizam com a organização e suas políticas. Podem acontecer com os funcionários, familiares, distribuidores, etc. Os prêmios podem ser: dinheiro, taças, viagens, etc. Ao elaborar este tipo de projeto, devem ser observados: nome do concurso, critério de avaliação, número de participantes, prêmios, critério de desempate, publicação, divulgação, júri e regulamento a ser seguido.

Recepção

A recepção pode ser entendida de duas formas: como parte do evento ou como um eventoem si. Noprimeiro caso, a recepção pode ser feita por moças e rapazes com roupas padronizadas e com um tratamento visual e estético impecável, pois eles serão um cartão de visita para os convidados. É interessante realizar um treinamento com as (os) recepcionistas, pois eles representam, em última instância, a organização do evento. Além disso, a recepção pode ser um evento com o objetivo de garantir uma boa imagem em qualquer evento que for realizado. As características são de uma confraternização onde as pessoas são induzidas depois de um evento maior, por exemplo, em um seminário empresarial. Ao término os participantes podem ser deslocados para uma recepção com coffe-break.

Caravanas de visita

Recebem pessoas de maneira planejada, a fim de divulgar a organização para seus públicos. Durante a visita é mostrada a área física, filosofia, política e ramo de atividade – política de portas abertas – aproximando a sociedade da realidade da empresa através de contato direto. As ações devem ser direcionadas ao público, os funcionários devem estar cientes. É interessante que sejam oferecidos: amostras, brindes, lanches, questionário de avaliação, entre outros. Quando guias forem acompanhar os visitantes, devem possuir um manual com os dados mais relevantes da empresa, roteiro, condutas e providências a serem tomadas; Ex: O Instituto Nókia fez um programa de visitas para os filhos dos funcionários da empresa. O tema era “O meu Super-PAI”. Houve a apresentação de uma historinha em que os pais eram representados por heróis. Além disso, lanches e brincadeiras complementaram o dia.

Concursos

São situações que estimulam o interesse do público e os familiarizam com a organização e suas políticas. Podem acontecer com os funcionários, familiares, distribuidores, etc. Os prêmios podem ser: dinheiro, taças, viagens, etc. Ao elaborar este tipo de projeto, devem ser observados: nome do concurso, critério de avaliação, número de participantes, prêmios, critério de desempate, publicação, divulgação, júri e regulamento a ser seguido;

Paradas

São manifestações que tem como objetivo principal expressar um sentimento de uma classe, categoria ou segmento social. É interessante entender que as paradas, muitas vezes ligadas a greves, podem contribuir de forma positiva para construção de conceitos positivos para o segmento que a realiza. Em geral, as paradas são realizadas em avenidas e ruas que tem o trânsito interrompido para passagem de um contingente de pessoas. Ao organizar uma parada, deve-se ter em mente: o sistema de som, o apoio da policia, corpo de bombeiro e agentes de trânsito.

Espetáculos

Um espetáculo é uma representação pública que impression a ou é destinada a impressionar. Pode ser uma apresentação teatral, musical, cinematográfica, circense, uma exibição de trabalhos artísticos etc.Também na peça teatral pode ser um espetáculo, impressionam muitos com as iluminações cênicas.Em suma, são manifestações artísticas que tem como plano de fundo uma iniciativa cultural. Um bom exemplo são os espetáculos realizados no Largo do São Sebastião. Ali a população é estimulada a participar de vários tipos de manifestações culturais, da Opera ao Teatro de Fantoches.

 Referencial Bibliográfico

CESCA, Cleuza Gimenes. Organização de eventos: Manual para planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997. BETTEGA, Maria Lúcia. Eventos e Cerimonial: simplificando ações. 4ª. Ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. NUNES, Marina Martinez. Cerimonial para executivos: um guia para execução e supervisão de eventos empresariais. Porto Alegre: Sagra, 1996.

Jonas da Silva Gomes Júnior | www.jonasjr.com | jonasjr.wordpress.com

2 comentários

  1. O livro de Maria Lúcia bettega possui mais de 35 páginas que são cópias do meu livro “Organização de eventos”. Já foi condenada em 1ª instância por plágio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s