Obrigado por fumar?

Filme "Obrigado Por Fumar"
Filme “Obrigado Por Fumar”

O filme “Obrigado por Fumar” mostra a realidade de Nick Naylor, um lobista que tenta defender as causas de sua empresa a qualquer custo. O detalhe primordial é que essa empresa, na verdade, um Centro dos Estudos do Tabaco é um conglomerado de empresas que, pelo seu produto, o cigarro, mata cerca de 1.200 pessoas por dia.

Uma análise do filme nos mostra que ele pode ser considerado uma critica social, pois mostra os bastidores das várias relações de poder, o Senador Finisterre que faz de tudo para aparecer como o defensor do antitabagismo, o “capitão” e as manobras para sustentar o comércio de tabaco, o Esquadrão MDM que é composto pelos representantes do álcool, armas e tabaco, o diretor de Hollywood promovendo cigarros por milhões, a repórter Heather que fazia de tudo para obter as informações consideradas confidenciais e diretamente envolvidas nessas relações Nick Naylor.

Para as Relações Públicas, o “Obrigado por fumar” pode ser visto como um desencadeador de debates, pois com ele vem à tona os seguintes questionamentos: até onde o profissional de RP pode ir? Quais são os limites éticos da profissão? Defender a empresa ou a ética profissional? Tudo isso porque o personagem principal do filme que, apesar de defender a Rede de Tabacos, é um excelente profissional, pois no que se propõe a fazer, manipular a verdade, é muito bom.

Além disso, no filme mostra que enganar e omitir gera bons resultados para a empresa, ou seja, a sociedade fica no segundo plano. Percebe-se que Nick é sempre muito eufêmico nas suas respostas em relação aos cigarros-fumo-prejuízos à saúde, também dá respostas evasivas e sempre consegue se desviar das mais “cabeludas” perguntas. Será que essa deve ser a postura do profissional de Relações Públicas?

Em suma, apesar de divertido, o filme provoca em todos os momentos. Para os profissionais de relações públicas, essa provocação é ainda maior, já que a prática do lobby faz parte das nossas atividades e a persuasão e a retórica fazem parte do nosso dia-dia. Fica, assim, um pergunta no ar: será que vale realmente tudo para pagar a hipoteca?

FICHA TÉCNICA

Título em português: Obrigado por fumar

Título original: Thank you gor Smoking

Duração: 92 minutos

Faixa etária: Livre

Elenco: Aaron Eckhart, Adam Brody, Cameron Bright, Katie Holmes, Maria Bello, Rob Lowe, Robert Duvall, Sam Elliott

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s