7 dicas para acabar com o hábito de enrolar

Tempo

“Ah, deixa que amanhã eu faço”, “Pra que terminar hoje, se eu posso fazer amanhã”, “Já estou cansado disso, amanhã eu termino”. Você já ouviu alguém falar essas frases ou em algum momento já pensou nelas? Bem, essas frases remetem a um comportamento comum: a procrastinação. A palavra procrastinar [bem feia, né!?]  vem do latim procrastinare e  foi criada pelos romanos e significa, literalmente, transferir para outro dia.

O hábito de adiar as tarefas está enraizado na cultura brasileira, como nos mostra uma pesquisa realizada pela Triad PS, consultoria de São Paulo, que apontou que até 70% dos brasileiros adiam alguma atividade. Todos nós [pode acreditar…] temos momentos de procrastinação, contudo a prática se torna ruim a partir do momento que atrapalha o desempenho profissional e também os relacionamentos pessoais. Como deixar de empurrar as atividades com a barriga? Leia abaixo:

1- Reconheça que precisa mudar

“ Deixar as atividades para depois estão comprometendo meu futuro” Decida sair da ZONA DE CONFORTO e entrar na zona de CONFRONTO. O confronto é com seus maus hábitos. A criação de um novo hábito exige disposição.  Insista na rotina de organização por várias semanas até ela se tornar automática.

2- Prepare-se!

Organize a sua mesa e compre: um relógio de parede (não vale o de celular) e agenda (ou pode ser eletrônica). Use a agenda diariamente. Planeje como usar o dia, de acordo com a importância das tarefas.  Mantenha uma ordem. Uma pessoa pode perder até 40 minutos por dia procurando por materiais e informações. Conte o tempo. Ajuda a perceber que gastamos mais minutos do que pensamos com distrações e que cumprir tarefas simples é mais rápido do que imaginamos.

3- Comece a gerenciar suas atividades

Primeiramente, aprenda a hierarquizar as atividades. Pergunte-se: Posso ou devo fazer isso agora? Essa atividade terá impacto a curto, médio ou longo prazo? Reserve um tempo para: a) Urgência. Se você já perdeu o prazo das atividades, faça imediatamente. b) Importante. Mantenha sempre o foco nessa atividade, ela tem impacto direto no seu futuroc) Circunstâncias: são compromissos ou tarefas que não tem nenhuma relação com seu projeto pessoal. Evite

4- Estabeleça metas, prazos, objetivos e etapas

Seja realista. Planejar mais tarefas diárias do que é possível cumprir só trará dois resultados: trabalho por fazer e frustração… Sem metas, prazos, objetivos e etapas  nada sai do papel.  Divida todas as tarefas em micro-tarefas, assim ficam mais rápidas de cumprir. Faça uma coisa por vez.  Você sabe que desempenhar atividades ao mesmo tempo geram um desempenho ruim ou insatisfatório.

5- Autocontrole

A mudança é complicada, pelo menos nas primeiras semanas. Quando a preguiça vier, diga: “É só começar”. Comece, depois pergunte-se. Os psicólogos dizem que assim que começamos uma tarefa percebemos que ela não é tão repulsiva quanto parecia. Obrigue-se a começar.

6- Premie-se

Estabeleça prêmios para as etapas cumpridas.  Valorize o lazer. Reserve horários para se divertir. Relaxar ajuda a aumentar a produtividade.

7- Estabeleça limites com aparelhos digitais

Coloque um limite no tempo que você passa na televisão, rádio e computador. O e-mail é importante, mas evite consultar sua caixa de entrada a cada 15 minutos. Se algo for muito urgente, as pessoas entrarão em contado via telefone ou SMS. Resista às várias horas nas redes sociais. Não é preciso ficar on-line o tempo todo. Utilize aplicativos que atualizam várias redes de uma só vez, como o Tweetdeck.com.

Jonas da Silva Gomes Júnior  | http://www.jonasjr.com | @jonasjr

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