INTERPROGRAMAS 2010

Foto na Casper Líbero
Mestrandos: Jonas Jr, Aniely Laena, Jonária Franca e Denise Rodrigues (Crédito: Equipe Cásper Líbero)

Um espaço qualificado para discussões de alto nível. É dessa forma que sintetizo o 6º Interprogramas, que ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e reuniu mestrandos das mais diversas regiões do país. Ao todo foram enviados 88 trabalhos, que foram divididos em 9 mesas temáticas.

Minha participação se deu na mesa de discussões intitulada “Tecnologia e Cultura de Rede”, coordenada pelo prof. Dr. Walter Lima e profa. Dra. Caru Schwingel. A dinâmica das apresentações ocorreu da seguinte forma: os mestrandos expunham seus trabalhos em até 15 minutos, depois, no semicírculo, os coordenadores da mesa teciam suas considerações sobre a apresentação e o artigo científico [submetido anteriormente] e, por fim, os demais participantes comentavam, questionavam ou colaboravam indicando referências.

No primeiro dia, acompanhei a interessante discussão sobre os elementos da pós-modernidade e cibercultura na constituição do estudo de caso da influência da composição visual de hotsites (Amanda Garcia, USCS), as novas formas de relacionamento mercadológico a partir do transmidiatismo (Ana Cime Paes de Barros, UFPB), o estudo sobre o consumo da telefonia móvel pelos jovens universitários em São Paulo (Denio Arrais, ESPM). Por fim, assisti a apresentação de Jonária França (UFAM), que abordou sobre a utilização dos blogs por parlamentares no Amazonas. Comentários positivos foram feitos ao trabalho de minha colega.

A dinâmica com a qual as apresentações foram dirigidas me deixou a vontade para participar e também colaborar com as discussões, que se desdobravam em temáticas interessantíssimas. O círculo discussões também proporcionou a troca de contatos, compartilhamento de experiências em relação à pesquisa, procedimentos metodológicos e referenciais teóricos. Além disso, um diálogo aproximado e qualificado com prof. Dr. Walter Lima e profa. Dra. Caru Schwingel, experientes pesquisadores da área de Cibercultura no Brasil.

No dia seguinte (06), a mesa de discussão “Tecnologia e Cultura de Rede” iniciou com a minha apresentação sobre o twitter como mídia de interlocução ambiental. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação-UFAM, na área de concentração “Ecossistemas Comunicacionais” e linha “Ambientes Comunicacionais Midiáticos”. As discussões desenvolvidas a partir da minha apresentação demonstraram que a pesquisa tem grande potencial científico e contribuirá para o desenvolvimento de outras investigações sobre o Ciberespaço e os Movimentos Ambientalistas.

Outras apresentações também relacionadas à minha temática de pesquisa, como a de Érica Ferreira (UFMG) sobre a integração entre TV e Twitter e Marina Magalhães (UFPB), que apresentou um ensaio sobre as redes sociais e a geração de afetos, abriram espaço para novos horizontes nos meus procedimentos metodológicos. As considerações dos debatedores sobre cada trabalho encaminharam para o aprofundamento de meus estudos, com ênfase nas práticas e procedimentos teórico-metodológicos e revisão de literatura sobre Cibercultura e Transmidiatismo.

Sublinho, sinteticamente, que a participação nesta edição do Interprogramas permitiu-me o (re) conhecimento de projetos de pesquisa desenvolvidos em outros Mestrados de Comunicação e a certeza de que o PPGCCOM equipara-se em nível e proposição científica. Nesse sentido, evidencio a constatação do prof. Wilson Lima de que as participações de estudantes do Norte (PPGCCOM-UFAM) e Nordeste contribuem para o processo de descentralização das pesquisas científicas no eixo Rio-São Paulo, que se traduz em uma nova configuração do panorama científico da Comunicação.

Com este breve relato de experiência, cumpre-se o ciclo das atividades científicas por mim desenvolvidas no 6 Interprogramas. Desde a submissão do primeiro resumo, em junho. Passando pela submissão de um resumo de 650 caracteres, em agosto. Até a submissão do artigo científico no fim de setembro e participação do evento na semana passada (5 e 6 de novembro). Neste processo, não poderia de deixar de citar minhas colegas de mestrado e viagem: Anielly Laena, Denise Rodrigues e Jonária França, que ajudaram na breve estada em São Paulo, tanto com os momentos de descontração, quanto no compartilhamento das angustias pré-apresentação.

Aproveito a oportunidade para agradecer a colaboração da minha orientadora  (profa. Dra. Denize Piccolotto), do prof. Dr. Gilson Monteiro (coordenador do PPGCCOM) e da secretaria do PPGCCOM (Altimei  e Rangel). Agradecer ainda o apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que concedeu as passagens áreas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que apoia minhas pesquisas por meio da concessão de auxílio financeiro.

A todos obrigado!

Jonas da Silva Gomes Júnior | http://www.jonasjr.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s