Embalagem do iogurte UNAÍ recebe Prêmio no Expocom Norte

Uma análise da sintaxe visual da embalagem do iogurte Unaí: deliciosamente saudável”. Esse é o título do trabalho que conquistou o XVI Prêmio Expocom 2009, na Categoria “Áreas emergentes e produção transdisciplinar em comunicação”, modalidade Embalagem. O trabalho nasceu na disciplina do Curso de Relações Públicas (UFAM), ministrada pela Profa. Msc. Célia Maria da Silva Carvalho, com o objetivo de criar uma campanha de lançamento de um produto lácteo desenvolvendo todo o processo: da criação do produto até o lançamento. Como parte do trabalho houve a concepção da embalagem do Iogurte UNAÍ.

O trabalho é importante porque demonstra que a fundamentação teórica, na concepção de produtos visuais, é determinante para seu êxito. Portanto, além de explicitar cada passo da construção do trabalho, ressaltamos a importância da pesquisa no desenvolvimento do processo de criação. É fundamental ressaltar que o processo que conduziu este trabalho foi o transdisciplinar, já que para sua concepção utilizou-se além da comunicação visual, o design, os aspectos artísticos e o conceito sociocultural.

Durante a análise da sintaxe visual da embalagem do iogurte UNAÍ, pode-se verificar que há uma interdependência entre os elementos que a constituem – logotipo, as cores, as imagens, os elementos visuais e regulamentadores – formando um sistema visual de partes que interagem para dar uma unidade ao todo. Com isso, torna-se “impossível modificar qualquer unidade do sistema sem que, com isso, se modifique também o todo” (DONIS, 1997, p. 51).

Rótulo iogurte de Açaí criado em Disciplina do Curso de RP da UFAM

Além disso, demonstramos que o processo de elaboração da embalagem, como produto visual, precisa levar em conta: pesquisa de mercado, para saber se de fato atenderá as expectativas do consumidor; planejamento visual, com a determinação de objetivos para o projeto e o estudo de cada elemento técnico; estudo das características da matéria-prima, no nosso caso açaí, estabelecendo as informações nutricionais e de consumo.

Na nossa análise o produto do projeto visual da embalagem do UNAÍ evidencia a conjugação teórico-prática da transdiciplinaridade, onde se pode observar a interessante articulação entre a Comunicação, Artes e Design, a complementaridade de cada área e seus princípios especializados.

Jonas da Silva Gomes Júnior | www.jonasjr.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s