Diversidade de atividades na 18ª mesa-redonda de Relações Públicas

Realizada de 10 a 12 de dezembro de 2008, a 18ª Mesa-Redonda de Relações Públicas, com o tema Comunicação e Consumidor, ocorreu no Auditório Rio Solimões, ICHL, UFAM, sendo as oficinas ministradas na sala 95 do Departamento de Comunicação Social. Foi montada, ainda, na área externa do auditório Rio Solimões, uma exposição composta por uma série de painéis que remetiam ao tema do evento, enfatizando o Atendimento Excelente, a iniciativa somou a programação por ser um atrativo para o público que transitava pelo hall do ICHL.

A programação do dia 10 de dezembro iniciou com as boas vindas ao público presente e a posterior composição da mesa com a presença da então coordenadora da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização, Proexti, profa. Márcia Perales, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), prof. Ricardo, coordenador do curso de Comunicação, prof. Gilson Monteiro, e a coordenadora do evento, profa. Célia Carvalho. Em seguida, iniciou-se a mesa-redonda com a participação da assessora de marketing do Amazonas Shopping, Sofia Bruneta, representante do Ministério Público, a professora do Departamento de Comunicação Social, Aline Lira. As discussões foram muito proveitosas, uma vez que o tema, Atendimento ao Consumidor, interessava a todos.

 

Atividades da 18 Mesa-Redonda de Relações Públicas - UFAM
01- Faixa da mesa 02- Palestra 03- Apresentação 04- Camisa 05-Público presente 06-Coquetel

No dia 11 de dezembro, houve a apresentação de cases das empresas Montava Veículos e Bemol. O representante da concessionária, Sr. Carlos, expôs sobre o programa de relacionamento que a empresa desenvolve com os seus públicos, o cuidado estabelecido nas relações com o consumidor e as dificuldades de ser o representante de um grupo de um segmento altamente exigente, o automobilístico. Já a representante da Bemol, Sheila Sobreira, apresentou as principais atividades que o setor de Marketing desempenha, trouxe material de divulgação da empresa e explanou sobre o sistema de atendimento, destacando o grande compromisso da empresa de sempre melhorar sua recepção ao público consumidor.

No dia seguinte, 12 de dezembro, dando prosseguimento a programação do evento, ocorreu a palestra do presidente da Top Cerimonial, Guto Delgado. Guto apresentou o case da Vivo, pois quando era gerente de comunicação da empresa, essa passou por uma crise com a opinião pública determinada pela ingerência de um problema técnico do sistema de transmissão de ondas. O destaque da atuação do profissional de Relações Públicas em todo processo de gerenciamento da situação foi o enfoque dado na apresentação. Em seguida os profissionais Helk Hellen e Sidney Santos apresentaram o projeto experimental Manual de Atendimento “Como tratar mal o cliente”, que compreendia em uma série de itens que as empresas fazem, mas que não deveriam fazer acerca do atendimento/relacionamento com os cientes.

O lado humorístico da apresentação e a performance dos apresentadores motivou risos da platéia. Depois desse momento, houve a apresentação musical dos alunos do Curso de Música, que cantaram diversos gêneros musicais, agradando a platéia. Ao final da apresentação o público que estava presente no auditório foi convidado para o coquetel, que ocorreu na área de acesso do Departamento de Comunicação. Em relação às oficinas ofertadas durante a 18ª Mesa-redonda de Relações Públicas, as oficinas “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento de Crise” ministradas, respectivamente, pelo consultor Flávio Guimarães e prof. de Relações Públicas José Nivaldo, ocorreram de forma satisfatória, uma vez que o público inscrito compareceu e, em ambas, houve uma procura acima da prevista.

Jonas da Silva Gomes Jr | http://www.jonasjr.com

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