10
mai
11

OBRIGADO POR FUMAR?

Filme "Obrigado Por Fumar"

Filme "Obrigado Por Fumar"

O filme “Obrigado por Fumar” mostra a realidade de Nick Naylor, um lobista que tenta defender as causas de sua empresa a qualquer custo. O detalhe primordial é que essa empresa, na verdade, um Centro dos Estudos do Tabaco é um conglomerado de empresas que, pelo seu produto, o cigarro, mata cerca de 1.200 pessoas por dia.

Uma análise do filme nos mostra que ele pode ser considerado uma critica social, pois mostra os bastidores das várias relações de poder, o Senador Finisterre que faz de tudo para aparecer como o defensor do antitabagismo, o “capitão” e as manobras para sustentar o comércio de tabaco, o Esquadrão MDM que é composto pelos representantes do álcool, armas e tabaco, o diretor de Hollywood promovendo cigarros por milhões, a repórter Heather que fazia de tudo para obter as informações consideradas confidenciais e diretamente envolvidas nessas relações Nick Naylor.

Para as Relações Públicas, o “Obrigado por fumar” pode ser visto como um desencadeador de debates, pois com ele vem à tona os seguintes questionamentos: até onde o profissional de RP pode ir? Quais são os limites éticos da profissão? Defender a empresa ou a ética profissional? Tudo isso porque o personagem principal do filme que, apesar de defender a Rede de Tabacos, é um excelente profissional, pois no que se propõe a fazer, manipular a verdade, é muito bom.

Além disso, no filme mostra que enganar e omitir gera bons resultados para a empresa, ou seja, a sociedade fica no segundo plano. Percebe-se que Nick é sempre muito eufêmico nas suas respostas em relação aos cigarros-fumo-prejuízos à saúde, também dá respostas evasivas e sempre consegue se desviar das mais “cabeludas” perguntas. Será que essa deve ser a postura do profissional de Relações Públicas?

Em suma, apesar de divertido, o filme provoca em todos os momentos. Para os profissionais de relações públicas, essa provocação é ainda maior, já que a prática do lobby faz parte das nossas atividades e a persuasão e a retórica fazem parte do nosso dia-dia. Fica, assim, um pergunta no ar: será que vale realmente tudo para pagar a hipoteca?

FICHA TÉCNICA

Título em português: Obrigado por fumar

Título original: Thank you gor Smoking

Duração: 92 minutos

Faixa etária: Livre

Elenco: Aaron Eckhart, Adam Brody, Cameron Bright, Katie Holmes, Maria Bello, Rob Lowe, Robert Duvall, Sam Elliott

About these ads

0 Responses to “OBRIGADO POR FUMAR?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: