08
mai
11

REFERÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS

Existe uma diversidade de obras na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. De um modo bem genérico, a literatura da área pode ser classificada em: teórico-técnico (geralmente originadas a partir de trabalhos de pesquisa, adaptações de dissertações ou teses, os livros possuem um corpo teórico acentuado e autores em “diálogo”, é feita ainda uma revisão de literatura, ou seja, o que outros autores já escreveram) e prático-instrucional (são caracterizados por uma abordagem pragmática sobre determinado assunto, esses “ensinam como se faz”, geralmente apresentam estudos de caso, modelos para aplicações, capítulos teóricos com ênfase em procedimentos práticos).

Cabe ressaltar que há ainda livros que são uma mescla desses dois tipos, tanto é feita uma abordagem teórica-técnica quanto prática-instrucional. Geralmente, chamo esses livros de “bíblia da área”, são livros bem densos e, claro, com um preço mais elevado… (Vale a pena adquirir) Em cada um dos tipos mencionados, pode existir uma temática geral (abordagem ampla sobre assunto) ou segmentada (enfatizam um assunto especifico, como planejamento, comunicação dirigida e outros…). Disponibilizo a seguir uma lista com algumas referências comentadas:

  • ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos. 6. ed. ver. e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
  • ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 3. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2001. (A primeira edição da obra é de 1963. Foi o primeiro livro da área publicado no Brasil. Apesar de desatualizado em alguns itens, trata-se de uma obra referencial por tratar dos aspectos básicos e cruciais da profissão.)
  • BAHIA, Benedito Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 1995. (O autor apresenta aspectos básicos sobre a Comunicação Empresarial. É uma leitura complementar, pois a obra é superficial em muitos aspectos. Destaca-se o papel do comunicador, em especial do jornalista)
  • BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo, All Print Editora, 2005. (Livro fundamental por tratar de conceitos e histórica. Aborda a comunicação, mas a “visão critica” é fragmentada)
  • BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, Editora Manole, 2003.(Obra com caráter introdutório tem um papel importante a desempenhar, pois trata-te de um registro histórico da área no Brasil)
  • CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing: tudo o que seus gurus não lhe contaram sobre. 10 ed. Rio de Janeiro: Best Selller, 2005. (Lançado na década de 90, o livro tem caráter de manual. A leitura rápida. O autor é bem humorado e dá dicas práticas sobre comunicação, planejamento e atividades. Discute ainda sobre relações públicas e publicidade)
  • CESCA, Cleusa Getrudes Gimenes. Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática. São Paulo: Summus, 1995. (O livro de técnicas sobre redação, apresenta fermentas de comunicação.Foi reeditado em 2005 e passou a abordar sobre a Internet)
  • CESCA, Cleuza G. Gimenes (org). Relações Públicas e suas interfaces. São Paulo, Summus Editorial, 2006. (Trata-se de uma coletânea de artigos que abordam as Relações Públicas no ambiente digital. Destaca-se artigos sobre a convergência midiática e a influência na pragmática das Rps)
  • CIPRIANI, Fábio. Blog corportivo: aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa. São Paulo, Editora Novatec, 2006.
  • FARIAS, Luiz Alberto de. A literatura de relações públicas: produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004. (Resultante de pesquisa no Mestrado, o livro apresenta uma visão panorâmica sobre a área de Relações Públicas, assim como de sua literatura. Interessante o levantamento feito pelo autor e as entrevistas com os autores de obras referencias da área de RP)
  • FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. (O livro traz aspectos da obra de Teobaldo Andrade, em alguns há uma releitura significativa. A maioria dos capítulos é de abordagem técnica, em especial sobre os veículos e ferramentas que são utilizados na área).
  • FORTES, Waldyr Gutierrez. Pesquisa institucional: diagnóstico organizacional para relações públicas. São Paulo: Loyola, 1990. (O livro é dividido em duas partes: uma que apresenta conceitos e a área de RP. Outra que expõe diversos modelos de questionários para aplicação prática da pesquisa institucional).
  • FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Catano do Sul/SP, Difusão Editora, 2004. (Resultante de sua pesquisa de doutorado, o livro apresenta uma discussão crucial para as Relações Públicas, a questão dos públicos de interesse. O autor faz um amplo levantamento teórico e apresenta suas proposições e modelo).
  • FREITAS, Ricardo Ferreira (Org.). Desafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de relações públicas. São Paulo: Summus, 2002. (Uma coletânea de papers que apresenta as RPs em interface com diferentes áreas.)
  • FREITAS, Sidnéia; FRANÇA, Fábio. Manual de qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
  • GIÁCOMO, Cristina. Tudo acaba em festa. São Paulo: Página Aberta, 1993.
  • KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org). Obtendo resultados com Relações Públicas. 2. ed. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2006.
  • KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo, Summus, 2003. (Resultante de tese de doutoramento na década de 90, já foi reeditada e ampliada. A obra mescla aspectos teóricos e práticos. Destacam-se: filosofia da comunicação integrada e orientações práticas sobre planejamento estratégico. Trata-se de uma das principais obras da área)
  • KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997. (Expõe aspectos históricos, técnicos e teóricos. Discussões fundamentais sobre a área são abordadas)
  • KUNSCH, Margarida Maria Kroling. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. (Trata-se de um coletânea que traz um dos primeiros esforços acadêmicos de discussão sobre a área de RP. Alguns textos estão tão atuais que parecem ter sido feito há pouco tempo. Uma boa leitura.).
  • LEGRAIN, Marc. Relações com o público. Trad. Márcia Saliola. São Paulo: Makron Books, 1992.
  • LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995.
  • LOPES, Boanerges. Jornalismo e Relações Públicas: ação e reação. Uma perspectiva conciliatória possível. Rio de Janeiro, Mauad, 2004.
  • MESTIERI, Carlos Eduardo. Relações Públicas, a arte de harmonizar expectativas. São Paulo, Aberje Editorial, 2004.
  • NASSAR, Paulo (org). Comunicação interna: a força das empresas. Vol.3. São Paulo, Aberje Editorial, 2006.
  • NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense,2006.(Livreto da Coleção Primeiros Passos é uma fonte de pesquisa. A abordagem sobre lobby é interessante, mas sobre comunicação empresarial trata-se de um texto aproximativo.)
  • NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, conflitos empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2002. (Com uma linguagem bem humorada Castro Neves apresenta cases, perspectivas teóricas sobre o gerenciamento de crise. As orientações práticas, por vezes, conferem ao livro um caráter de manual. A leitura é rápida.)
  • NEVES, Roberto de Castro. Imagem empresarial. Rio de Janeiro, Mauad, 1998.
  • PERUZZO, Cicília Krohling. Relações Públicas no modo de produção capitalista. 2. ed. São Paulo: Summus, 1986. (Livro clássico das Relações Públicas, faz uma abordagem sociológica do papel das Relações Públicas. Além de apresentar fatos históricos, discute sobre o papel da área no ambiente organizacional, apontando discussões para a área comunitária.)
  • PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores. Campinas: Editora Alínea, 2004. (Um livro-síntese que apresenta mais um roteiro de tópicos que devem ser levados em conta sobre a Comunicação Empresarial. Alguns capítulos são muito superficiais.)
  • PINHO, José Benedito. Relações Públicas na internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. São Paulo: Summus, 2003.
  • PINHO, José Benedito. Comunicação nas organizações. Viçosa/MG, Editora Universidade de Viçosa, 2006.
  • PINTO, Eduardo. Comunicação para a produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 1994.
  • REGO, Francisco Gaudêncio Torquato. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
  • SIMÕES, Roberto Porto. Informação, inteligência e utopia: contribuições à teoria de Relações Públicas. São Paulo, Summus , 2006. Ainda não li.
  • SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas e micropolítica. São Paulo: Summus, 2001. Ainda não li.
  • SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3. ed. ver. e ampl. São Paulo: Summus, 1995. (Livro fundamental que traz uma perspectiva, às vezes, pouco difundida no âmbito das Relações Públicas. A função política é trabalhada como uma base fundamental por Simões, que trata o assunto com perspcácia)
  • VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional: gestão de Relações Públicas. Rio de Janeiro, Mauad, 2004.
  • VIEIRA, Roberto Fonseca. Relações Públicas: opção pelo cidadão. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
Jonas da Silva Gomes Júnior | http://www.jonasjr.com | @jonasjr
About these ads

0 Responses to “REFERÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2011
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Twitter


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: